Geral

Na sexta, seis bairros sem água em Garibaldi. No sábado, três em Carlos Barbosa

Serviço que já era ruim quando público piorou ainda mais depois da privatização
01/02/2025 Em Carlos Barbosa
Portal Adesso - Foto: Arquivo

     Faz anos que a Companhia Riograndense de Saneamento - CORSAN vem prestando um péssimo serviço para os municípios gaúchos. Mesmo faturando muito dinheiro e sendo superavitária nas cidades da Serra Gaúcha, a empresa que era estatal sempre deixou a desejar nos serviços, e as prefeitura não tiveram coragem tiveram coragem de cobrar melhorias. Na maioria das vezes, administrações assinaram contratos absurdos com a empresa, prejudicando por muitos anos as cidades, como no caso da antiga administração em Garibaldi.

     Privatizada em 2022 pelo governador Eduardo Leite (PSDB), a CORSAN foi arrematada e concedida ao grupo AEGEA por  R$ 4,151 bilhões, mas desde que o grupo assumiu os serviços, a companhia só tem aumentado os problemas para os moradores que necessitam de abastecimento de água em dezenas de cidades gaúchas. 

     Em Garibaldi não passa uma semana se ter um problema de abastecimento da CORSAN. Nesta sexta-feira (31), seis bairros de Garibaldi estavam sem abastecimento por problemas na rede além disso, a empresa abre buracos nas vias para resolver problemas na tubulação e estraga o pavimento deixando semanas sem consertar, destruindo a pavimentação em vários pontos. 

     Neste sábado,  a CORSAN causa problema para moradores de três bairros de Carlos Barbosa. No Centro, Aurora e Ponte Seca não há água. Conforme a companhia, uma tubulação rompeu na Rua Paulo VI. Não há previsão de reestabelecimento. Contatando a CORSAN, através do 0800, os usuários são feitos de bobo, pois quando atendem depois de muito tempo, atendentes solicitam mil e um dado, para depois dizer que a água será restabelecida com brevidade, mas sem dizer quando. 

     Esta faltando coragem dos prefeitos para cobrar mais desta empresa ou rescindirem os contratos, pois a população não pode pagar pela incompetência. 




MAIS NOTÍCIAS