Mais de 725 mil grostolis foram vendidos durante o fim de semana
Consolidado no calendário de eventos do município, a 4ª edição do Festival do Grostoli superou todas as expectativas, atraindo 80 mil pessoas no entorno da Igreja Matriz São Pedro e contabilizando mais de 725 mil unidades de grostolis comercializadas nos três dias de festa.
Os grostolis foram vendidos em saquinhos com 10 unidades ao custo de R$ 20. Considerando apenas a venda da iguaria, preparada pelas comunidades participantes, o valor arrecadado foi expressivo ao longo do festival. O evento também movimentou o comércio local e o setor hoteleiro, que registrou alta taxa de ocupação durante o período. Outros destaques da programação foram a venda de artesanato local, o espaço de recreação infantil, os passeios de Tim-tim e o Campeonato de Bisca, que reforçou a tradição local.
As apresentações artísticas e culturais, com a participação de diversos grupos musicais, corais e danças folclóricas, também encantaram a comunidade e os visitantes. Estiveram presentes no preparo dos grostolis comunidades como: São Jorge, São Miguel, Marcorama, Linha Anunciata, Linha Araújo, Linha Presidente Soares, Linha Baú, Garibaldina, São José de Costa Real (em parceria com o Clube de Mães), além dos bairros São Roque, Figueira de Mello, Borgheto, Chácaras e Juventude.
Também participaram grupos como: Clube de Mães Amigas da Natureza; Clube de Mães Santa Ana; Clube de Mães Viver e Aprender; Clube de Mães Construindo Nossa História (São Gabriel); Clube de Mães Defensoras da Vida; Grupo de Mulheres Nossa Senhora de Fátima; Associação de Pais e Amigos do Grupo Escoteiro Almirante José de Araújo Filho e Paróquia São Pedro.
O Festival do Grostoli foi uma realização da Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, e do Grupo RBS. Patrocínio: Cooperativa Vinícola Garibaldi, Nostrali Cidadania Italiana, Moinho do Nordeste, Supermercados Andreassa e Unimed Serra Gaúcha.