Garibaldi e Carlos Barbosa entre as cidades mais desenvolvidas do RS
A Serra Gaúcha segue se destacando no cenário estadual e conquistou uma posição relevante no mais recente Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), divulgado na última quarta-feira (8). Garibaldi está na 20ª colocação entre os 497 municípios do Rio Grande do Sul em relação aos dados referentes a 2023, com destaque para o alto desempenho na área de emprego e renda. Já Carlos Barbosa está ainda melhor, sendo a 4ª cidade do Rio Grande do Sul a possuir a melhor qualidade de vida e a 43ª do Brasil.
O IFDM é um indicador criado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) com o objetivo de medir o nível de desenvolvimento socioeconômico dos municípios brasileiros. O índice utiliza dados oficiais dos ministérios da Educação, Saúde e Economia, avaliando anualmente os resultados em três áreas essenciais para a qualidade de vida da população.
O estudo varia de 0 a 1 ponto, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento socioeconômico. Garibaldi alcançou um índice geral de 0,8346, considerado de alto desenvolvimento. O índice vem crescendo a cada ano. Em 2020, por exemplo, foi de 0,7838. Carlos Barbosa alcançou o índice de 0.8509 que é ainda mais alto.
Na lista ainda aprece Bento Gonçalves na 18ª posição e Farroupilha na 13ª, ambas a nível estadual.