Audiência Pública sobre a concessão do aeródromo municipal é realizada
Em uma iniciativa voltada ao fortalecimento da infraestrutura e ao desenvolvimento regional, a Prefeitura de Garibaldi realizou, na noite desta quarta-feira (21), uma audiência pública para apresentar à comunidade o projeto de concessão do Aeroporto Municipal. O encontro contou com a presença de representantes da sociedade civil, do Aeroclube, do Executivo e Legislativo municipal e de consultores especializados que integram a equipe técnica do projeto.
A reestruturação proposta prevê uma série de melhorias na infraestrutura existente, com foco em estimular o turismo de lazer e de negócios, fomentar atividades logísticas, ampliar a conectividade regional e criar oportunidades de emprego e renda. A iniciativa é um passo estratégico para consolidar Garibaldi como um polo de desenvolvimento e inovação na Serra Gaúcha.
Projeto de concessão
Durante a apresentação, foram destacados os principais benefícios esperados com a concessão, entre eles a modernização da pista e hangares, a oferta de serviços como táxi-aéreo, locação de hangares, terminais exclusivos para eVtols, salas VIP e espaços para treinamento em aviação. A proposta também contempla a ampliação do uso do aeroporto para atividades como transporte de carga, operações médicas de emergência e aviação executiva. A concessão será regida pelas Leis nº 11.079/2004 e nº 14.133/2021, e envolverá critérios técnicos, financeiros e operacionais para a seleção da empresa responsável. O processo ainda será submetido à aprovação da Secretaria Nacional de Aviação Civil e do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul.
Falando pelo Executivo, o secretário de Governança, Eduardo Mombach, explicou que a concessão está sendo estudada há dois anos. “Esse projeto é a junção do passado, representado pela Associação do Aeroclube, que seguirá no local, com o futuro, que será implantado com todos os benefícios que apresentamos nesta noite. Esperamos que a comunidade abrace essa ideia, que há tempos formulamos, e que projetará Garibaldi para novas fronteiras”, comentou.
Aeroporto de Garibaldi
Localizado no bairro Alfândega, a cerca de 2 km do centro da cidade e com fácil acesso pela BR-453, o aeroporto é considerado um ativo estratégico para a integração regional, promoção do turismo e atração de investimentos. O local conta com uma pista de 1.200 x 30 metros, que em março de 2024, recebeu a correção de fissuras e sinalização viária horizontal. A reparação realizada pela Prefeitura de Garibaldi, em um investimento de cerca de R$ 245 mil, foi solicitada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).