Ex-Deputado Wilson Cignachi anuncia saída do MDB
Em entrevista no Fim de Expediente da Rádio Spaço FM nesta segunda-feira (26), o ex-Deputado Federal e ex-prefeito de Farroupilha Wilson Cignachi confirmou que está deixando o MDB. “Essa ideia vem há muito tempo. Poderei votar em candidatos do MDB sem problema nenhum. Agora, me deixa livre para tomar minhas decisões”, pontua.
Um dos fundadores do MDB na região, ficou por mais de 58 anos no partido, conquistando eleições para vereador, prefeito de Farroupilha e deputado federal, além de trabalhar em gestões do governo estadual. Ele garante que não há mais volta em sua decisão, e não pensa em se filiar a outra sigla, entendendo que é hora de se recolher após a longa trajetória política. “As pessoas me abordam na rua, dizem ‘Cignachi, tu não vai voltar?’ Esse assunto fica ainda no ar. Então se eu me afastar, sem partido eu não posso me candidatar, então não tenho mais nenhuma obrigação.”
Na conjuntura atual, demonstra insatisfação com os rumos que o partido seguiu. “Tem que pensar no conjunto, na história nacional, no país. O MDB nacional está nesta situação vergonhosa, no estado está assim. E também quero ser muito franco, acho que o meu período já passou. E alguns acham que eu estou atrapalhando, então eu prefiro me recolher sem problema nenhum.” O ex-deputado federal também faz críticas à atual classe política brasileira. “Conheço toda a história política nacional, participei do processo. A política mudou completamente da nossa época, da seriedade. Estive conversando com um companheiro mais antigo, e a gente chegou a conclusão que naquela época tinha mais seriedade, mais respeito, se respeitava as pessoas, conversava, debatia. Hoje, na esfera nacional, é só uma jogada política”, finaliza.
Cignachi é irmão de Hilário Cignachi que era membro do MDB de Garibaldi, disputando inclusive uma eleição como candidato a vice-prefeito na chapa que tinha como candidato a prefeito Léo Cisilotto.
Além de Cignachi, outro grande nome do MDB anunciou sua saída da sigla. O Atual Deputado Federal Osmar Terra, disse em nota, que não concorda com a linha adotada pelo partido, do qual fez parte por mais de 40 anos, apoiando os governos do RS e ao governo federal. Por isso, pediu desfiliação do partido.