Educação

OAB de Carlos Barbosa e Garibaldi Combate à Violência Contra a Mulher

Advogados palestraram em escolas das duas cidades para conscientização
21/05/2025 Em Carlos Barbosa
Portal Adesso - Foto: Divulgação

     Nesta terça-feira (20), a subseção Garibaldi e Carlos Barbosa da OAB/RS deu início ao projeto Dia D de Combate à Violência Contra a Mulher, com uma série de palestras em instituições de ensino da região. A iniciativa surgiu como resposta ao expressivo número de feminicídios registrados no Rio Grande do Sul durante o feriado de Páscoa, quando, em apenas quatro dias, cerca de dez mulheres foram assassinadas.

     O projeto tem como objetivo conscientizar os estudantes sobre os diferentes tipos de violência contra a mulher, o ciclo da violência, as redes de proteção disponíveis, o papel do homem no combate à violência de gênero e o programa estadual Mais Marias, entre outros temas. Para o presidente da subseção, Dr. Rodrigo Zucchi, a proposta tem grande relevância social. “O projeto aproxima a advocacia da comunidade por meio da educação e da conscientização. Atuamos de forma preventiva, promovendo conhecimento jurídico e incentivando o respeito e a empatia. Falar sobre violência contra a mulher nas escolas é essencial, pois a transformação começa na base — e a escola é um espaço fundamental de formação ética e emocional.”

     Atualmente, o projeto alcança 11 escolas nos municípios de Garibaldi e Carlos Barbosa, com ampla receptividade por parte das instituições de ensino. A OAB/RS reafirma seu compromisso com a promoção de ações educativas sobre temas essenciais — como já ocorreu em anos anteriores, com debates sobre o cyberbullying.

     “Acreditamos que a educação é a chave para uma sociedade mais justa. Estaremos sempre presentes nas escolas, ouvindo, dialogando e contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes”, conclui Zucchi.



MAIS NOTÍCIAS