Educação

Matrículas na rede estadual de ensino estão abertas até sexta-feira

11/01/2016
Secretaria de Educação RS

     As matrículas nas escolas da rede estadual de ensino estão abertas até esta sexta-feira (15) e a confirmação da vaga para os estudantes que declararam interesse no site da Secretaria Estadual da Educação nos meses de outubro e novembro (período da inscrição) deve ser feita na mesma data, também pelo portal.

     Após o preenchimento da pré-matrícula no link, o estudante ou responsável deve entregar a documentação na escola designada. Isso vale para os alunos que vão ingressar no 1º ano do Ensino Fundamental, 1º ano do Ensino Médio e cursos técnicos.

     O período também é válido para quem perdeu o prazo de inscrição no ano passado.

TRANSFERÊNCIAS
No portal da secretaria também pode ser solicitada a transferência de escola para estudantes do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Já para os alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio, o pedido de transferência é feito diretamente na instituição de ensino.

EJA
Até sexta-feira, também estão abertas as inscrições para a educação de jovens e adultos (EJA). Candidatos de Porto Alegre podem garantir a vaga pelo portal da Secretaria da Educação e, nos demais municípios, a inscrição é diretamente nas escolas que ofertam EJA.

EDUCAÇÃO INFANTIL
Segundo a coordenadora da Demanda Escolar da secretaria, Sandra Mauat, as escolas estaduais não abrirão novas turmas de educação infantil, já que a legislação prevê que a responsabilidade dessa modalidade de ensino é dos municípios.

Porém, os alunos que cursaram o Jardim Nível A na rede estadual terão a rematrícula garantida para o Nível B. No entanto, Sandra explica que o momento é de ajustes com as prefeituras e garante que “nenhuma criança ficará sem vaga por conta da medida”.

DOCUMENTAÇÃO
Os documentos necessários para efetuar a matrícula são:
- RG do aluno ou Certidão de Nascimento
- RG do responsável (quando o estudante é menor de 18 anos)
- Comprovante de residência (água, luz ou telefone)
- Foto 3x4 atualizada
- Comprovante de conclusão do Ensino Fundamental para ingresso no 1º ano do Ensino Médio
- Comprovante de conclusão do Ensino Médio para ingresso no curso técnico subsequente.

INFORMAÇÕES
Mais informações podem ser obtidas nas Coordenadorias Regionais de Educação e nas Centrais de Matrículas (Porto Alegre, Alvorada, Cachoeira do Sul, Cachoeirinha, Canoas, Caxias do Sul, Esteio, Gravataí, Pelotas, Santa Maria, São Leopoldo e Viamão). Em Porto Alegre, o telefone é 51 3288-4888.

 

MAIS NOTÍCIAS