Política

Vereadores do PMDB deixam a sigla e vão para o PSDB em Bento Gonçalves

23/02/2016
Portal Adesso - Fotos: Câmara de Bento Gonçalves

     Motivo da saída dos parlamentares seria o péssimo ambiente político e a disputa entre grupos dentro da sigla que atualmente possui o vice-prefeito do município. 

     Nesta quarta-feira (24), os vereadores Moisés Scussel Neto e Márcio Pilotti, deixam definitivamente o Partido do Movimento Democratico Brasileiro - PMDB, e assinam filiação no Partido da Social Democracia Brasileira - PSDB. Com isso, a agremiação partidária ficará sem nenhum representante na Câmara de Vereadores de Bento e sairá ainda mais enfraquecida para a disputa das eleições municipais de 2016.

     Já o PSDB que é representado pelo vereador Gilmar Pessuto, amplia sua bancada e passará a contar com três parlamentares. No ano passado, o ex-prefeito Alcindo Gabrielli também deixou o PMDB e ingressou no PSDB, send que o mesmo poderá ser um dos candidatos a prefeito neste ano. O jovem Moisés Scussel que foi candidato a Deputado Federal também é cotado para concorrer ao paço municipal.

     Na última quinta-feira, dia 18, o Congresso Nacional promulgou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que abre uma janela de um mês para que os políticos eleitos pelo sistema proporcional – deputados e vereadores – possam trocar de partido sem a perda do mandato. Antes, a troca era permitida somente em situações consideradas de “justa causa”, entre elas, a criação de uma nova legenda.

    Em Garibaldi e Carlos Barbosa, até o momento nenhum político com mandato trocou de partido. 

 

 

MAIS NOTÍCIAS