Política

Inicia campanha eleitoral de 2016

16/08/2016
Portal Adesso

     Mais curta dos últimos 30 anos, a campanha eleitoral começa nesta terça-feira (16). Em Garibaldi, Carlos Barbosa e Bento Gonçalves, os partidos afirmam que seus candidatos vão buscar o voto através do corpo a corpo e gastando muita sola de sapato.

     Nesta terça-feira (16), exatos 47 dias antes da eleição começa a propaganda política eleitoral. A partir dessa data, os moradores das cidades da região devem receber amplo material eleitoral a fim de facilitar a escolha de seus candidatos. Adesivos e panfletos só devem entrar no cenário eleitoral no decorrer da próxima semana. A explicação é porque o material gráfico precisa de CNPJ, só liberado a partir do registro de candidatura.

     Porém, desde terça-feira (16), os candidatos, os partidos ou as coligações podem fazer funcionar, das 8 às 22 horas, alto-falantes ou amplificadores de som, nas suas sedes ou em veículos, poderão ainda realizar comícios e utilizar aparelhagem de sonorização fixa, das 8 às 24 horas, podendo o horário ser prorrogado por mais duas horas quando se tratar de comício de encerramento de campanha.

     Inicia ainda a propaganda eleitoral na Internet, mas é vedada à veiculação de qualquer tipo de propaganda paga. Já a propaganda no rádio e TV foi encurtada de 45 dias para 35 dias. O horário político gratuito vai de 26 de agosto a 29 de setembro.

     Em Garibaldi, três candidatos disputam a prefeitura municipal. O atual Prefeito Antônio Cettolin (PMDB), o empresário Alex Carniel (PP) e a professora Claudia Schiedeck (PT).

     No município de Carlos Barbosa, a eleição também terá três candidatos. O atual vice-prefeito Evandro ZIbetti (PMDB), o vereador Valmir Danielli (PP) e o sindicalista Todson Andrade (PCdoB).

     Já em Bento Gonçalves, a cidade vai ter quatro candidatos disputando a prefeitura. O Atual prefeito Guilherme Pasin (PP), o advogado César Gabardo (PMDB), o ex-prefeito Roberto Lunelli (PT) e Evandro Speranza (PDT).

 

MAIS NOTÍCIAS