Saúde

Mais Médicos: saiba onde vão trabalhar os médicos cubanos

04/09/2013
Agência Brasil

     Em agosto deste ano chegaram ao Brasil quatrocentos médicos cubanos, com o objetivo de atender a cidades do país que não foram escolhidas por brasileiros e estrangeiros na seleção individual do programa Mais Médicos. Eles passam por treinamento e a partir de 16 de setembro, começam a se deslocar para os 206 municípios e 13 Distritos Sanitários Especiais Indígenas, os DSEIs.   

     Os profissionais cubanos vieram ao país por meio de acordo de cooperação técnica entre o governo brasileiro e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), que prevê a vinda de mais 4 mil médicos cubanos ao Brasil.

     A escolha das cidades para esses profissionais ficou a cargo do Ministério da Saúde, que utilizou entre os critérios as cidades de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Entre as cidades selecionadas 20%, ou mais, estão em situação de extrema pobreza.

     De acordo com o Ministério da Saúde, a previsão para a próxima fase, em outubro, é a chegada de mais 2 mil médicos cubanos, com início das atividades previstas para 28 de outubro.

     Confira no mapa como estão distribuídos os médicos cubanos por município. Para, isso basta clicar aqui.

 

MAIS NOTÍCIAS