Tempo

Chuva dá trégua, mas deve retornar no domingo

02/06/2017
Rede Bandeirantes Rio Grande do Sul - BAND RS

     Meteorologistas também afirmar que mês de junho será de chuva acima da média. A explicação é um bloqueio atmosférico no sudeste, que não deixa as frentes frias subirem para outros estados

     As chuvas que atingem o estado devem ser uma realidade recorrente nesse mês de junho. Além da atual frente fria, que traz um grande acumulado de precipitação, a partir de domingo, tem outra instabilidade se formando. Os reflexos devem ser similares, trazendo muita chuva para os gaúchos.

     Após oito dias seguidos de chuva, o Rio Grande do Sul vai ter melhora no tempo nesta sexta-feira. Apesar do tempo bom nesta sexta e no sábado, a trégua é curta. A chuva volta no domingo e deve continuar durante a próxima semana, com maiores volumes na Metade Norte e na Fronteira Oeste, sob alto risco de enchente.

     “Esta condição de “chove e para” vai continuar durante todo o mês de junho e principalmente na primeira quinzena, onde são esperados os maiores acumulados, por conta de bloqueio atmosférico acumulado no sudeste do Brasil, que impede que as frentes frias avancem em direção ao sudeste. Elas acabam se formando e ficando presas no Rio Grande do Sul, por isso essa condição de tempo bastante instável”, revela Maria Clara Sassaki, meteorologista do SOMAR.

     O mês de junho marca também o início do inverno, no dia 21. Maria Clara, contudo, garante aque as temperaturas não devem cair tanto. “Não temos uma expectativa de temperaturas fora da média, pois estamos em uma situação de neutralidade no oceano pacífico. Isso faz com que as temperaturas acabem não registrando valores extremos”, ressaltou.

 

 

 

 

MAIS NOTÍCIAS