Economia

Cerca de 68% das famílias gaúchas está individada

26/09/2013
Correio do Povo

 

    O endividamento dos gaúchos cresceu em setembro e atingiu quase 70% da população, segundo Pesquisa de Endividamento e Inadimplência das Famílias gaúchas (Peic-RS) divulgada pela Fecomércio-RS nesta quinta-feira. As famílias endividadas somaram 68,4% da população gaúcha. O índice registado em agosto foi de 66,2% e no mesmo período do ano passado de 66,5%.

    Apesar da alta, em média, nos nove primeiros meses do ano o percentual de famílias endividadas foi sete pontos percentuais inferior ao verificado no ano anterior. Para o presidente da Fecomércio-RS, Zildo De Marchi, o baixo crescimento da atividade econômica, os efeitos da inflação sobre a expansão do consumo e a maior seletividade dos bancos na concessão de crédito têm contribuído para manter o percentual de famílias endividadas em 2013 menor do que em 2012.

    O resultado é o segundo mais alto do ano, mas em níveis históricos pode ser considerado saudável (a média da série é de 67,1%). A elevação da parcela de famílias endividadas na comparação com o mês passado não se refletiu no percentual de famílias que se declara muito endividada, que passou de 14,9% em agosto para 13,4% em setembro. A parcela da renda comprometida com dívidas apresentou aumento de 28,0% em agosto para 30,2% em setembro. O tempo de comprometimento com dívidas sofreu queda marginal passando de 6,9 meses (ago/13) para 6,8 meses (set/13).

     Os principais tipos de dívidas mais citadas atualmente são cartão de crédito (74,6%), carnês (15,2%) e crédito pessoal (11,1%).

MAIS NOTÍCIAS