Peterlongo comemora 100 anos do Champagne no Brasil
A direção da Vinícola Peterlongo, realizou última semana, evento para comemorar o centenário do primeiro champagne produzido no Brasil. Na ocasião, o prefeito de Garibaldi,Antonio Cettolin realizou a entrega de uma placa em homenagem ao pioneirismo e ousadia de Manuel e Armando Peterlongo, fundadores da empresa.
O evento também marcou a abertura da visitação noturna à Cave e Castelo da Vinícola. Autoridades, empresários, jornalistas e convidados estiveram presentes ao evento, que contou com atrações especiais.
Apesar de a denominação champagne ter controle de origem francesa, a empresa conseguiu na Justiça o direito de uso, embasada em fatos e provas históricas.
A Peterlongo produziu o primeiro champanha (termo na língua portuguesa) em 1913, período anterior ao registro de denominação de origem controlada, em 1927, na Região de Champagne, Nordeste da França. Entre as provas que a empresa apresentou na Justiça está uma medalha de ouro que um champanha produzido na vinícola garibaldense conquistou em 1913.