Economia

Junho fecha 203 postos de trabalho em Bento e 54 em Garibaldi

19/07/2017
Difusora 890 / Portal Adesso - Foto: Agência Brasil

     Os números de empregabilidade do mês de junho, em Bento Gonçalves e Garibaldi foram negativos. Houve o fechamento de 203 postos de trabalho, enquanto que em maio foram 50. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), esse cenário foi liderado pelo da indústria da transformação com 83 desligamentos a mais do que admissões.

     A explicação desse cenário se deve a fatores políticos, conforme a coordenadora do Observatório do Trabalho, da Universidade de Caxias do Sul, Lodonha Coimbra Soares. A expectativa era de que a economia começasse a deslanchar em função do movimento relacionado à aprovação das reformas da previdência e trabalhista, de acordo com ela.

     O empregabilidade negativa está seguida pelo comércio com um saldo nada positivo de -40. Aliás, todos os ramos avaliados no município foram negativos no sexto mês do ano, a não ser áreas como a de extrativismo mineral em que o saldo foi 0. No país, a empregabilidade registrou números positivos com cerca de 9,8 mil admissões a mais do que desligamentos durante o mês de junho. Um cenário que não se refletiu no Rio Grande do Sul, onde, em média, 9,5 mil postos foram fechados, com a indústria da transformação liderando os números negativos, assim como foi em Bento Gonçalves.

     Em Garibaldi, os números mostram que houve 392 admissões e 446 desligamentos, um saldo negativo de 54 postos de trabalho fechados. 

 

 

MAIS NOTÍCIAS