Geral

Quinta-feira começa com tempo bom, mas chove ao longo do dia no RS

03/10/2013
Correio do Povo / MetSul Meteorologia

     O Rio Grande do Sul ainda terá tempo bom no início desta quinta-feira na maior parte do Estado. De manhã, entretanto, já se espera chuva em pontos do Norte gaúcho. Da tarde para a noite, a instabilidade vai se deslocar para o Sul, aumentando a nebulosidade de forma generalizada.

     Chove na segunda metade do dia principalmente no Centro, Norte e Nordeste do Estado. Nos Extremos Oeste (Uruguaiana) e Sul (Chuí) a probabilidade de chuva é bem menor. Não se pode afastar o risco de granizo isolado com trovoadas no Norte. Na sexta, muitas nuvens em todo o RS com chuva na Metade Leste.

     As mínimas são um pouco mais altas que no começo da semana, com 5°C em Santana do Livramento. A máxima deve chegar aos 23°C em Uruguaiana, onde a nebulosidade será menor. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 10°C e 19°C.

     Grande parte de Porto Alegre amanheceu com céu azul e sol nesta quarta. A parte Norte da Capital, entretanto, registrou formação de nevoeiro, o que interferiu nas operações do Aeroporto Internacional Salgado Filho. A visibilidade no aeroporto sofreu uma drástica redução no final da madrugada e no começo da manhã, tendo baixado a 300 metros.

     O fenômeno gerou comentários sobre ser incomum ter cerração nesta época do ano. Não é incomum, mas é verdade que a maioria dos dias de nevoeiro se dá durante o inverno. Estudo da Força Aérea Brasileira apontou que 71% dos dias de nevoeiro do ano no Salgado Filho ocorrem de maio a agosto. Ocorre que o frio está se prolongando neste ano, o que fará com que o número de dias em outubro de 2013 com restrição de visibilidade fique acima do que poderia se esperar normalmente.

     Persiste o indicativo de tempo ameno para as próximas duas semanas. Não há qualquer indicativo de evento de calor no curto prazo e nova massa de ar frio, inclusive, deverá prolongar o período de noites frias.

MAIS NOTÍCIAS