Geral

Casa Geisel vai se tornar espaço cultural em Bento Gonçalves

11/08/2017
Portal Adesso - Foto: José Estefanon

     A casa histórica e patrimônio cultural de Bento Gonçalves onde nasceu o ex-presidente do país Ernesto Geisel, que durante anos abrigou secretarias municipais, está sendo revitalizada para se tornar um espaço cultural em memória do líder. A obra é uma parceria entre o 6° Batalhão de Comunicações (BCOM), Hospital Tacchini e a Prefeitura de Bento Gonçalves.

     A reforma, que iniciou em junho deste ano, tem como objetivo deixar o espaço funcional. O telhado da residência já foi recuperado e, atualmente, está sendo efetuada a troca do assoalho. Em seguida será restaurado o forro, rede elétrica e executada a pintura da residência. 

     O 6° BCOM está empregando seu pessoal para efetuar a obra, enquanto o Hospital Tacchini doou todo o material necessário para a recuperação do telhado, retirado de casas demolidas. A Prefeitura é responsável pela confecção do projeto, acompanhamento da execução dos trabalhos e disponibilizará os materiais necessários para recuperação da rede elétrica, forro e pintura. A restauração da casa faz parte do projeto “Criação da Casa Histórica Presidente Geisel”, viabilizada através de verbas federais por meio do 6° BCOM. O simbolismo que o local tem para o Exército justifica o empenho na revitalização.

     A previsão para o término da obra é novembro deste ano, entregando para a comunidade um espaço cultural e garantindo a preservação deste patrimônio para o Município. 

Memórias de Geisel

     Ernesto Beckmann Geisel foi o 21º presidente do Brasil. Nasceu em Bento Gonçalves, em 3 de agosto de 1907, mas teve o ano do seu nascimento alterado para 1908, para atingir a idade máxima para admissão no Colégio Militar em Porto Alegre.

     Tomou posse como presidente em março de 1974, aos 66 anos, durante o Regime Militar, após eleições indiretas. Em 15 de março de 1979, entregou o cargo para João Baptista Figueiredo. Faleceu no Rio de Janeiro, dia 12 de setembro de 1996, com 89 anos, vítima de câncer.



MAIS NOTÍCIAS