Geral

Exclusivo: Rádio Mais Nova 88FM fecha as Portas em Garibaldi

21/08/2017
Portal Adesso - Foto: Reprodução Logo Mais Nova FM / Câmara de Vereadores GDI
Anterior Próximo

     Com exclusividade, PORTAL ADESSO, antecipa para a comunidade o fim da única emissora FM local. Frequência 88.1 será utilizada por uma nova rádio de Caxias do Sul, da mesma rede dos Freis Capuchinhos.

     O anúncio deverá ser feito na próxima segunda-feira, 28 de agosto, em um café da manhã no convento dos freis capuchinhos de Garibaldi.

     Para evitar polêmica ou descontentamentos, o fechamento da emissora está sendo tratado como uma “nova fase nas rádios”, mas na prática, o que vai ocorrer, é que a rede dos Freis Capuchinhos, denominada Rede Sul de Rádios, irá fechar a Mais Nova FM Garibaldi e utilizará a frequência 88.1 para transformar em uma nova emissora com sede em Caxias do Sul.

     O PORTAL ADESSO procurou a gerência da Mais Nova Garibaldi e da Rádio Garibaldi AM, mas ninguém quis se manifestar sobre o assunto. Fomos orientados a procurar a direção da rede em Caxias do Sul.

     Porém, um funcionário que pediu para não ser identificado adiantou que os freis vão utilizar a frequência de Garibaldi para unir com a Rádio São Francisco de Caxias do Sul, que passará a se chamar “TUA RÁDIO”. “A ideia é lançar uma emissora regional nos moldes da Rádio Gaúcha Serra e a cabeça de rede será em Caxias do Sul”, disse esta fonte.

     O motivo da mudança, é ampliar a audiência mudando o nome da São Francisco AM, passando para o FM, uma vez que a frequência AM vem perdendo público devido a qualidade do som e também não poder ser sintonizada em celulares e tablet.

     Funcionários descontentes questionam o porquê de não utilizarem a frequência 88.1 transformando a Rádio Garibaldi AM em FM, ao invés de trazer uma rádio de Caxias do Sul que terá muito pouco conteúdo de Garibaldi.

Esta é a segunda perda que Garibaldi sofre com veículos de comunicação dos Capuchinhos. A primeira foi a retirada do Jornal Correio Rio Grandense, que também foi levado para Caxias do Sul. Atualmente o jornal deixou de ser impresso.

 

Na semana passada, o presidente da Câmara de Vereadores de Garibaldi, André Busa, recebeu em seu gabinete o diretor das Rádios Garibaldi e Mais Nova 88FM, Frei Clemente Dotti, o gerente da Rádio Garibaldi, Tobias Rabello e do coordenador de jornalismo da emissora, José Carlos Cichelero.

Na oportunidade, convidaram, Busa para um café da manhã, onde será anunciada uma nova fase nas rádios. (FOTO).

 

Rádio Champagne FM

Em apenas 28 anos, esta é a terceira vez que a frequência 88.1 passa por mudanças. Ela foi fundada em 1989 com o nome Rádio Champagne FM e foi ao ar no dia 31 de outubro do mesmo ano. Era de propriedade do ex-vice-prefeito Tercílio Conci, Orvalino Crestani (Ventania), Ricardo Milani e Enério Costa. Seus estúdios funcionavam no quarto andar da Galeria Milani, no centro de Garibaldi.

Já nos anos 90 ela foi adquirida pelo empresário Pedro Carrer, que deixou a emissora no ar com o mesmo nome. Logo depois, Carrer vendeu para os freis capuchinhos que modificaram o nome e transferiram os estúdios para o mesmo prédio da Rádio Garibaldi. 

MAIS NOTÍCIAS