Geral

Distritos resgatam cultura e tradição da semana de Bento

09/10/2013
Imprensa Prefeitura de Bento Gonçalves

     As memórias da imigração permanecem preservados no dia a dia dos moradores dos distritos de Bento Gonçalves e estão sendo retratados durante a Semana de Bento com a participação das associações de cada localidade na Via del Vino. Além da comercialização de artesanato e produtos com o Selo Sabor de Bento, as comunidades do interior se mobilizaram para trazer ao coração da cidade o modo de vida dos imigrantes italianos, seus costumes e tradições.

     Desde segunda-feira, dia 7, a cada dia uma associação se une para expor suas potencialidades das 10h às 17h. Já estiveram expondo seus talentos a Associação Caminhos de Pedra, na segunda-feira, e a Aprovale (Vale dos Vinhedos), na terça-feira. Nesta quarta-feira, dia 9, a Associação Vale do Rio das Antas resgata as tradições de Tuiuty através do jogo de cartas, mora, crochê e tricô e da venda de produtos das agroindústrias familiares.

     Nesta quinta-feira (10), a Associação Caminhos de Faria Lemos trará para o centro da cidade uma réplica da Cantina Histórica com o jogo da mora e o jogo de cartas e exposição e venda de produtos típicos, além de caldo de cana, chapéus, cestos e artesanato de vime e comercialização de pão colonial. Também será preparado um vitelo al mena rosto para o almoço, que será distribuído à comunidade.

     A gastronomia também será uma das atrações preparadas pela Rota Rural Encantos de Eulália, que na sexta-feira, dia 11, distribuirá polenta mole com queijo ralado ao meio dia. Além de apresentação de música ao vivo no horário do almoço, ao longo do dia serão comercializados salame, pão, queijo. Biscoito, grostoli, pé de moleque, cuca, rapadura na scartossi, suco, geleias. Licores, rocambole, mel, vinho artesanal e requeijão.

     As atividades integram a programação da Semana de Bento, que encerra no próximo sábado, dia 12. A programação do período contempla expressões artísticas, culturais e musicais valorizando os artistas locais. Entre os principais destaques estão apresentações diárias de música nos terminais de ônibus na zona urbana, na Via del Vino e em praças públicas.

MAIS NOTÍCIAS