Geral

Sicredi Serrana recebe visita de alunos da Argentina

28/09/2017
Porta Adesso - Fotos: Fábio Prina / Divulgação Sicredi Serrana
Anterior Próximo

     No início da semana, a Sicredi Serrana recebeu a visita de uma comitiva formada por 44 alunos, professores orientadores e representantes de entidades cooperativas da região de Sunchales, na Argentina.

     A visita faz parte de um trabalho de intercooperação e troca de experiências, realizado pelas Cooperativas Escolares argentinas e brasileiras. Essa foi a primeira vez que a Sicredi Serrana esteve no roteiro de visita dos vizinhos argentinos.

     Sunchales é uma cidade da província de Santa Fé, na região central da Argentina, com uma população de 25 mil habitantes. A cidade é conhecida como a Capital Nacional do Cooperativismo na Argentina.

     A primeira parada da comitiva argentina na visita a região da Sicredi Serrana foi junto aos alunos da Cooper Gomes, Cooperativa Escolar fundada há um ano, na Escola Carlos Gomes de Barão.

     Em Carlos Barbosa, a comitiva foi recepcionada pelo Presidente Marcos André Balbinot, que explicou sobre a Cooperativa de Crédito, região de atuação e diversos movimentos realizados. Além dos visitantes do país vizinho, representantes das seis cooperativas escolares da região de atuação da Sicredi Serrana participaram deste momento, apresentando o trabalho desenvolvido em suas cooperativas.

     Encerrando a programação, os alunos argentinos visitaram o Cooperativa Vinícola Garibaldi, no município de Garibaldi, onde conheceram um pouco da história da vinícola e também puderam degustar os seus produtos.

     No final do dia, a Comitiva Argentina partiu para a cidade de Teutônia, onde visitou a Coopeativa Sicredi Ouro Brando, seguindo ainda para Candelária, onde visitará a Sicredi Centro Serra RS. O retorno para a Argentina acontece na sexta (29), depois de cinco dias de aprendizado.

 

As Cooperativas Escolares

     Desde 2012, a Sicredi Serrana apoia o projeto de Cooperativas Escolares, com o intuito de estimular os jovens a realizarem todo o processo de planejamento, fundação, definição de objeto de aprendizagem (o produto que será feito pela Cooperativa) e comercialização. Os aprendizados dentro da Cooperativa escolar formam cidadão solidários, baseado nos princípios do cooperativismo.

     Na área de atuação da Sicredi Serrana atualmente seis cooperativas estão em atividade, nas cidades de Bom Princípio, Carlos Barbosa, São Vendelino, Boa Vista do Sul e Barão. Atualmente, mas de 150 jovens participam das Cooperativas Escolares na Região.

 

 

 

 

MAIS NOTÍCIAS