Geral

Bento e Farroupilha selam acordo para preservação do arroio barracão

13/12/2017
Portal Adesso - Foto: Emanuele Nicola

     Parceria entre as duas cidades vai permitir uma melhor fiscalização em toda bacia do arroio, acordo tem vigência de um ano

     Nesta terça-feira ( 12),  o prefeito Guilherme Pasin e o prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves, assinaram um Termo de Cooperação para preservação do Arroio Barracão e afluentes. O objetivo é a união de esforços mediante fiscalização e monitoramento de propriedades localizadas na bacia hidrográfica, em especial, quanto a emissão de poluentes, descarte irregular de resíduos e demais ações que contribuam para a contaminação do local.

     A assinatura do termo integra o programa de ações da Comissão da água, formada pelas entidades Associação Ativista Ecológica (AEECO), Conselho Municipal de Saúde (CMS), Corsan, Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), OAB e Vigilância Ambiental.

     Segundo o presidente do Comdema, Luis Espeiorin, a partir de agora os fiscais da saúde e meio ambiente dos municípios de Bento Gonçalves e Farroupilha terão atuação em toda bacia, podendo assim ampliar as ações de fiscalização. 

     Para o prefeito de Farroupilha, a ação é  benéfica para o desenvolvimento da região. "A água é assunto que deve ser tratado com seriedade, e hoje estamos dando o primeiro passo para um caminho que irá auxiliar na qualidade da água", disse. 

     Atualmente o Arroio Barracão é uma importanta bacia de captação de água para Bento Gonçalves, pois dele é proveniente 21% do volume de água captado pela cidade. "Esse termo de cooperação é a união de esforços para o bem dos moradores. Agradecemos por Farroupilha aceitar participar desse projeto integrado. Agora precisamos formar um cronograma de ações preventivas, realizar congressos e sensibilizações", destaca o prefeito Guilherme Pasin. 

 

 

 

MAIS NOTÍCIAS