Saúde

Redobre os cuidados com a saúde no verão

27/12/2017
Portal Adesso - Foto: Ilusração

     Para aproveitar ao máximo a estação são necessários alguns cuidados importantes para o corpo.

     Nos meses de novembro a março há um incremento do período solar no dia a dia. Também é o período em que a terra se aproxima do sol, aumentando a incidência de raios solares e ultravioletas. Com isso, é necessário que as pessoas tenham cuidados redobrados já que o clima, no nosso país, é tropical e tendemos a altas temperaturas, evitando complicações na pele.

     O verão é uma das estações mais aguardada pela maioria das pessoas. Uma característica marcante da estação é o grande predomínio do astro solar em um período maior. Mas mesmo que o sol seja uma bonita paisagem, devemos tomar alguns cuidados, pois ele pode, em excesso, causar alguns malefícios.

     No verão é necessário uma hidratação além do normal. Se em qualquer época do ano o recomendado é ingerir no mínimo dois litros de água por dia, nesta época devemos aumentar a quantidade ingerida. Com o clima quente, nosso corpo perde muito líquido através do suor e temos que repor os líquidos que perdemos.

     Os problemas que a exposição ao sol podem causar à pele  inúmeros e usar filtro solar é o mínimo de cuidado que temos que ter com nosso corpo. Além do mais, devemos evitar a exposição ao sol no horário das 10h às 16h. Neste horário o sol está muito forte e a exposição a ele é prejudicial ao organismo, podendo causar problemas de pele e desidratação.

     Outro ponto que deve ser levado em conta na época de temperaturas altas é a dificuldade do nosso corpo em processar certos tipos de alimentos como frituras e alimentos de difícil digestão. Assim, devemos evitar a ingestão desse tipo de alimento.

     As roupas também têm seu papel nos cuidados com o sol. A pele precisa respirar em meio a altas temperaturas e utilizar roupas leves permite que isto seja possível. Além disso, tecidos muito grossos podem aumentar a temperatura interna corporal, causando mal-estar e incômodo.

 

 

MAIS NOTÍCIAS