Saúde

Aplicação de medicamentos injetáveis tem pouca oferta em Carlos Barbosa e Garibaldi

02/04/2018
Portal Adesso - Foto: Tamires Piccoli

     Entre as duas cidades, apenas dois estabelecimentos detém o serviço, sendo que medicamentos antibióticos, são restritos em ambos os locais.

     Após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, ter liberado a aplicação de vacinas e medicamentos injetáveis em farmácias, em dezembro de 2017, o serviço tem poucos pontos de oferta nas cidades da Serra Gaúcha.

     Em Garibaldi, apenas uma farmácia presta o serviço, atendendo em média, oito pessoas por dia. O custo para a aplicação varia entre R$5,00 e R$10,00. Já em Carlos Barbosa, o serviço também está disponível apenas um estabelecimento.
Em entrevista ao PORTAL ADESSO, o gerente Alexandre Hack, explica que a aplicação de vacinas, ainda não está sendo realizada, por conta de novas exigências da ANVISA.A aplicação de medicamentos injetáveis, por outro lado, é realizada normalmente.

     “Atendemos em média cerca de dez pessoas. Todas elas devem apresentar a receita médica além de um documento. Os únicos medicamentos que não realizamos a aplicação, são os antibióticos”, conta.

     Entre as exigências da ANVISA, para o funcionamento do serviço estão: possuir um profissional capacitado, possuir um ambulatório no local, licenciamento e inscrição do serviço no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde.

 

 

 

MAIS NOTÍCIAS