Geral

Setor vitivinícola em debate na Serra Gaúcha

06/04/2018
Portal Adesso - Foto: divulgação

     Produtores e representantes de diversas entidades ligadas à cadeia produtiva da uva debaterão o assunto no II Fórum de Debate em Monte Belo do Sul

     Por iniciativa da Câmara Municipal de Monte Belo do Sul e do Parlamento Regional da Serra Gaúcha, nesta sexta-feira(6),foi realizado o II Fórum de Debate Vitivinícola em Monte Belo do Sul. Produtores e representantes de diversas entidades ligadas ao setor se reúnem para elencar as principais dificuldades na produção e comercialização de vinhos e suco de uva, bem como os principais desafios da vitivinicultura gaúcha.

     Segundo o presidente da Câmara Municipal de Bento Gonçalves que também preside o Parlamento Regional da Serra Gaúcha - (composto por 19 municípios), vereador Moisés Scussel Neto (PSDB), o objetivo é identificar os principais problemas e desafios do setor. “A produção de uva e vinho é uma atividade tradicional e fonte de renda para milhares de produtores rurais no estado.

     Para se ter ideia, o Rio Grande do Sul é responsável por 90% da produção nacional de sucos e vinhos, e a Serra gaúcha representa 90% da produção no estado, por isso precisamos cobrar do governo, alternativas de enfrentamento dos principais gargalos que afetam o setor”, destaca.

     Um documento foi elaborado e assinado pelos presentes a fim de buscar junto aos órgãos federais e estaduais soluções que fortaleçam a cadeia produtiva da uva a curto, médio e longo prazo. “Precisamos avançar e pensar em alternativas que valorizem o homem do campo que trabalha o ano todo para aquecer a economia da região” disse Onécimo Pauletti, presidente da Câmara Municipal de Monte Belo do Sul.

 

 

 

 

 

MAIS NOTÍCIAS