Eventos/Cultura

Artistas italianos se apresentam em Carlos Barbosa

10/07/2018
Portal Adesso - Foto: internet

     Espetáculo Le Arti per Vita será realizado no próximo dia 27 de julho na comunidade de Santo Antônio de Castro. A entrada é franca.

     Buscando a valorização e propagação da cultura italiana, a Associação do Comércio, Indústria e Serviços de Carlos Barbosa – ACI, traz a Carlos Barbosa o espetáculo Le Arti per Vita, uma espécie de museu itinerante que já rodou o mundo com seu espetáculo. A apresentaçãoocorre no próximo o dia 27, ás 19h, na comunidade Santo Antônio de Castro.

     Pela primeira vez na Serra Gaúcha, o espetáculo vem para reproduzir um dia de trabalho dos mais de 40 personagens que compõem o elenco. São artesões, vendedores e outros profissionais que representam antigas profissões, resgatando através de utensílios e figurinos os costumes da época. O desfile interage com o público através de cantorias em italiano, que por largos períodos serviram ao imigrante italiano como consolo, alegria, fé e esperança. 

     Para a presidente da Comissão ACItália, Eliani Inês Lanzarini, a vinda de Le Arti per Via é um importante marco cultural, que fortalece os laços buscados na Missão ACItália, cuja quarta edição ocorreu em maio deste ano.

     “Sempre buscamos trabalhar esse vínculo e esse estímulo da troca cultural. É esse o significado de um Gemellaggio e é algo que procuramos fortalecer em nossas viagens à Itálila. O Le Arti per Via traz a história da imigração com profissões que o italiano trouxe quando veio para cá na esperança de uma vida mais promissora. Todos vieram com uma ocupação e fazer esse resgate através da arte nos mostra de maneira intensa e poética o caminho que se trilhou para chegarmos até aqui”, comenta.

 

 

MAIS NOTÍCIAS