Eventos/Cultura

Grupo Le Arti Per Via chega ao Estado

20/07/2018
Portal Adesso - Fotos: Divulgação
Anterior Próximo

    Artistas vão se apresentar em Santo Antônio de Castro na sexta-feira, 27 de julho. Em uma atmosfera de irmandade e preservação dos valores que vieram na bagagem dos imigrantes italianos do século XIX, o grupo italiano Le Arti per Via desembarcou nesta quinta-feira, 19, em solo gaúcho e foi recepcionado pelo governador do estado do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori. Na ocasião, a comitiva da Associação do Comércio, Indústria e Serviços de Carlos Barbosa, a ACI, fez-se presente. O desembarque ocorreu dias antes do grupo se apresentar na comunidade de Santo Antônio de Castro, em uma iniciativa da ACI através do projeto ACItália.

     A partir deste fim de semana, cerca de 60 artistas italianos que compõem o Le Arti Per Via vão percorrer o interior gaúcho e se apresentar em oito municípios, incluindo Carlos Barbosa.  O grupo faz sua segunda visita no Rio Grande do Sul, sendo a primeira em 2002. A turnê, que percorre o mundo valorizando a cultura italiana através de música, teatro, história e doses de humor, fará apresentações também em Santa Maria, Iraí, Marau, Encantado e Nova Bassano.

     Para a coordenadora do Projeto ACITália, Eliani Inês Lanzarini, a presença do Le Arti Per Via na comunidade de Santo Antônio de Castro tem um significado cultural e também sentimental. “É muito emocionante saber que, através da arte, ajudaremos a disseminar a rica história da imigração italiana em nossa região. Inegavelmente, somos ligados a nossas heranças e poder assistir um espetáculo itinerante que conta a força de nossos antepassados de maneira poética é um privilégio.

     O trabalho artesanal dos imigrantes é um traço da nossa economia até os dias de hoje e homenagear estas profissões é não só um reconhecimento, mas também um sincero agradecimento! Estamos felizes e ansiosos para a grande noite”, pontua Eliani, referindo-se à futura presença do grupo em Carlos Barbosa. 

 GRUPO SE APRESENTA GRATUITAMENTE EM SANTO ANTONIO DE CASTRO

      A região da Serra Gaúcha foi escolhida por ainda preservar de maneira intensa sinais do processo de colonização. Por aqui, conservam-se as tradições, os costumes e o uso do idioma Talian, reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Brasil. A apresentação ocorre no dia 27 de julho, sexta-feira, a partir das 19h, na comunidade de Santo Antônio de Castro, com entrada gratuita. Pela primeira vez na Serra Gaúcha, berço da imigração italiana no RS, o espetáculo vem para reproduzir um dia de trabalho dos personagens que compõem o elenco.

     São artesões, vendedores e outros profissionais que representam antigas profissões, resgatando através de utensílios e figurinos os costumes da época. O desfile interage com o público através de cantorias em italiano, que por largos períodos serviram ao imigrante italiano como consolo, alegria, fé e esperança. 

     Na ocasião, a pesquisadora ítalo-brasileira Catia Dal Molin apresentará seu livro “Ti tazi senpre te parli mai”, sobre a dolorosa história desconhecida e nunca antes contada dos acontecimentos da era Getúlio Vargas  durante a Segunda Guerra Mundial. A obra foi publicada em versão bilingue talian/italiano, pela Universidade Federal de Santa Maria.

     Depois de Santo Antônio de Castro, o Grupo Le Arti per Via segue suas apresentações pelo município de Nova Bassano, que comemora seus 60 anos de Gemellaggio com Bassano del Grappa.

SERVIÇO:

Apresentação Espetáculo Le Arti Per Via

Local: Carlos Barbosa – Comunidade Santo Antônio de Castro

Data: 27 de julho de 2018

Hora: 19h

Ingressos gratuitos.

 

 

 

MAIS NOTÍCIAS