Turismo e Gastronomia

Trem Regional: Audiência Pública em Bento Gonçalves apresentará estudos de viabilidade

09/12/2013
Imprensa Prefeitura de Farroupilha

     Nesta quinta-feira (12), acontece a Audiência Pública de apresentação do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Financeira, Social e Ambiental do sistema de transporte ferroviário de passageiros - Trem Regional. Será às 8h, na Fundação Casa das Artes (Rua Herny Hugo Dreher, 127, Bairro Planalto), em Bento Gonçalves. 

     Na última sexta-feira (6), sexta-feira, 06, em Farroupilha, integrantes do Comitê reuniram-se para tratar dos últimos detalhes do encontro. Além do Prefeito Claiton Gonçalves, participaram o Chefe de Gabinete Jorge Fantinel, o Chefe de Imprensa e Comunicação Social, Tiago Ilha, o representante do Comitê Técnico da AUNe, Rui de Oliveira, o Vice- Prefeito de Caxias do Sul, Antonio Feldmann, o Prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Rech Pasin, o diretor de infraestrutura da CIC-Caxias, Nelson Fábio Sbabo, o Sub Reitor da UCS, Miguel Angelo Santin, o Secretário de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana, Mauro Moro e a Secretária do Comitê, Claudete Travi. Também fazem parte do grupo, as cidades de Garibaldi e Carlos Barbosa.

     O projeto Trem Regional propõe a união dessas cidades através de ferrovias num traçado de cerca de 60 quilômetros. É de fundamental importância para Serra Gaúcha, pois além de qualificar os acessos viários da região, vai oferecer uma nova alternativa de transporte para a população, contribuir para a integração de ações de turismo e resgatar o papel histórico do trem no processo de desenvolvimento da região. Na Audiência Pública, após a recepção da comunidade, com inscrição no local, os Prefeitos de Bento Gonçalves e Farroupilha abrem os trabalhos, destacando a importância da retomada da discussão do assunto. O encontro segue com apresentações de resultados dos estudos de viabilidade e abertura de espaço para manifestação dos demais chefes do Poder Executivo, parlamentares e autoridades.

     Estarão presentes na data representantes do governo estadual e federal. Na manhã de hoje o convite foi entregue ao Ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas. Serão convidados ainda o Deputado Federal Henrique Fontana e os Secretários Estaduais de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, João Motta e de Infraestrutura, João Vitor Domingues.

Confira a programação para a Audiência Pública

- Apresentação do Resgate Histórico dos Trens de Passageiros da Região Metropolitana da Serra Gaúcha;
Ministrante: Vice-Prefeito de Caxias do Sul, Antonio Feldmann.

- Apresentação dos resultados do trabalho de viabilidade técnica e econômica realizado para a região Metropolitana da Serra Gaúcha
Ministrante: Professor Rodolfo Carlos Nicolazzi Philippi, Lab Trans – UFSC;

- Apresentação dos trabalhos sobre o resgate do Transporte Regional de Passageiros;
Ministrante: Assessor da Diretoria Geral da ANTT e Coordenador dos Grupos de Trabalho, José Queiroz de Oliveira.

- Espaço para manifestações


-Encerramento do evento com a leitura da Carta Final da Audiência para a Presidência da República.

MAIS NOTÍCIAS