Economia

Vinícola Garibaldi projeta 15% de crescimento na safra 2019

Expectativa é de que as 400 famílias associadas entreguem 23 milhões de quilos de uva
14/01/2019
Portal Adesso - Fotos: Vinícola Garibaldi/divulgação
Anterior Próximo

     Os frutos do trabalho das 400 famílias associadas já começam a tomar conta da Cooperativa Vinícola Garibaldi – que espera receber 23 milhões de quilos de uva na Safra 2019, cerca de 15% a mais em relação ao período anterior. 

     As projeções otimistas são embasadas pela soma de sinais favoráveis registrados ao longo do ano passado. “Como tivemos um inverno rigoroso, a brotação foi bastante uniforme nos vinhedos, o que leva a crer que teremos uma produtividade acima da média. Durante a fase de floração, o excesso de umidade exigiu um cuidado maior a fim de evitarmos a incidência de doenças fúngicas. Tivemos, ainda, ocorrência de granizo e ventos fortes em áreas isoladas, mas que não afetaram os vinhedos de nossos associados. De qualquer maneira, trabalhamos métodos de manejo como desfolha e desbrote para minimizar o impacto de fenômenos climáticos adversos. Por isso, temos expectativa de receber uvas com qualidade e maturação adequadas”, relata o enólogo da Cooperativa Vinícola Garibaldi Ricardo Morari.

     O recebimento das uvas iniciou dia 03 de janeiro, com variedades como Chardonnay e Pinot Noir (para espumantes) e algumas tintas para suco, como concord e niágara, por exemplo. Estima-se que a safra 2019 originará aproximadamente 17 milhões de litros de bebidas derivadas da uva, entre espumantes, vinhos, sucos, frisantes e filtrados.

     Nesse ano deve ser processado grande volume de uvas tintas Bordô e Isabel para a elaboração de suco integral. Já para os espumantes, carro-chefe da marca, haverá aumento geral na quantidade de uvas processadas de todas as variedades: Chardonnay, Pinot Noir, Prosecco, Moscatos e Riesling Itálico. “Boa parte desse acréscimo da quantidade de uvas brancas para espumante se devem a um trabalho de conversão de vinhedos realizados com nossos associados, a fim de atender a expansão das vendas de espumantes que temos alcançado nos últimos anos”, explica.

     Para dar conta dessa movimentação, no auge da safra o número de contratações extras pode chegar a até 50 pessoas, alocadas no recebimento das uvas, na cantina e, também, estagiários de enologia.


 


MAIS NOTÍCIAS