Geral

Imigrante é o primeiro município do Vale a proibir uso de canudos de plástico

Após sanção, os estabelecimentos comerciais de Imigrante terão até 180 dias para se adequarem à medida
12/02/2019
Portal Adesso - Foto: Reprodução

      O município de Imigrante será o primeiro no Vale do Taquari a proibir a distribuição e a venda de canudos flexíveis de plástico descartáveis. A lei, aprovada na terça-feira passada, é de autoria do vereador Tiago Caio (PP), que está em seu primeiro mandato.

     Conforme Tiago, o argumento que favorece a lei é a demora no tempo de decomposição do plástico, matéria-prima do canudo, e as implicações para o meio ambiente, bem como proibições semelhantes aplicadas no Reino Unido e em outros países. Na justificativa do projeto, o vereador diz que “se cada brasileiro usar um canudo de plástico por dia, em um ano terão sido consumidos 75.219.722.680 canudos”.

     De acordo com a assessoria de imprensa do Poder Executivo, o prefeito de Imigrante Celso Kaplan (PP) irá sancionar a matéria hoje (12). Após sanção, os estabelecimentos comerciais de Imigrante terão até 180 dias para se adequarem à medida. Quem descumprir o disposto em lei estará sujeito à multa no valor de R$ 2 mil, aplicada em dobro em caso de reincidência.

     Os valores arrecadados com a aplicação das multas serão destinados a programas ambientais do município. No Rio Grande do Sul, proibição semelhante já é válida em Santa Maria e Rio Grande. Porto Alegre e Santa Cruz do Sul devem ser os próximos a adotarem a medida.

MAIS NOTÍCIAS