Geral

Imigrante celebrou 31 anos de Emancipação

Aniversário foi comemorado pelos alunos nas escolas municipais nesta quinta-feira com direito a bolo
10/05/2019
Portal Adesso - Fotos: Divulgação

     O município de Imigrante completou nesta quinta-feira, 09 de maio, 31 anos de emancipação política. Para homenagear o município, as escolas realizaram Horas Cívicas com apresentações alusivas à data.

     Em razão das dificuldades que os moradores de Daltro Filho, na época Garibaldi, e Arroio da Seca pertencente à Estrela, começaram os movimentos para formar um município. O plebiscito ocorreu no dia 10 de abril de 1988, quando a maioria optou pelo sim. Em 9 de maio de 1988 foi criado o município de Imigrante.

     Nas escolas, foram feitas pequenas apresentações, como jograis e peças teatrais abordando fatos históricos, aspectos culturais mantidos no município, e os alunos cantaram parabéns, com direito a bolo e velinhas para o município.

     O vice-prefeito Charles Porsche explicou aos alunos, que não eram nascidos no período da emancipação, sobre questões como o transporte escolar, que não existia na época e os estudantes precisavam se deslocar a pé. Havia uma central telefônica, o maquinário para cuidar das estradas era precário, e quando era necessário resolver algo com as prefeituras era necessário se deslocar até Garibaldi ou Estrela. 

     Por fim, colocou aos alunos a importância de amarem Imigrante, pois o que as pessoas amam é cuidado, e que para o município continuar próspero, precisa ser cuidado.

     O prefeito Celso Kaplan, que colaborou com a comissão de emancipação, destaca que aos poucos Imigrante foi conquistando o que era reivindicado durante os movimentos pró-emancipação. “Ter acompanhado todo o processo da criação, saber como Imigrante era, ter acompanhado o crescimento do município e como ele está hoje, é um motivo de muito orgulho”, ressalta.

MAIS NOTÍCIAS