Saúde

Comunidade de Carlos Barbosa terá Cartão de Saúde

17/02/2014
Imprensa Prefeitura de Carlos Barbosa

     Os moradores de Carlos Barbosa contarão em breve com um novo sistema de funcionamento do SUS municipal. A Secretaria da Saúde está implantando o Cartão Saúde Carlos Barbosa, que conterá informações pessoais e intransferíveis dos usuários do Centro de Saúde.

     Além de evitar fraudes, o Cartão Saúde possibilitará uma imediata identificação do paciente, com agilização no atendimento, ampliação e melhoria de acesso a medicamentos, além de manter um controle sobre o histórico clínico, com atendimentos e exames realizados, concentrados num único prontuário eletrônico, eliminando a atual ficha de papel.

     Também será modernizado o processo, com a identificação biométrica (impressão digital) e foto do paciente no prontuário eletrônico, tornando o acolhimento mais ágil e seguro. Outra finalidade é regrar que o atendimento e fazer com que os encaminhamentos sejam feitos a quem realmente, através de comprovação, reside no município. O Cartão Saúde será fornecido aos barbosenses sem custo.

     Outra vantagem do portador do Cartão será o teleagendamento. Todas as marcações de clínica geral, ginecologia, pediatria e odontologia serão feitas por telefone. O cidadão somente terá que se deslocar até o Centro de Saúde para serviços de enfermagem, como vacinas, verificação de pressão arterial, nebulização ou curativos. Para agendar consultas, bastará ligar e fornecer o número do Cartão Saúde. A data e o horário são informados ao cidadão no momento da ligação.

     Com a implantação do Cartão, os serviços do Sistema de Saúde de Carlos Barbosa serão feitos por agendamento e só serão disponibilizados para quem possuir o cartão, não oferecendo mais encaminhamentos, medicamentos de uso contínuo, consultas especializadas, cirurgias, transporte ou outros procedimentos de média e alta complexidade para quem não for morador de Carlos Barbosa.

     O Centro de Saúde só atenderá pacientes em trânsito em caso de urgência e emergência.

     O usuário que não se cadastrar não poderá agendar consultas. Terá que comparecer no Centro de Saúde e fazer o cadastramento biométrico para receber o Cartão Saúde e usufruir dos benefícios disponibilizados pela Secretaria.

     O Centro de Saúde de Carlos Barbosa possui atualmente cerca de 43 mil prontuários, sendo que o número de habitantes, segundo o IBGE, não chega a 27 mil. Esta diferença de cadastros prejudica diretamente os usuários, pois indica que há uma demanda muito maior que a população do município.

     O lançamento do Cartão Saúde Carlos Barbosa está marcado para a próxima quarta-feira (19), às 18h, no Gabinete do Prefeito. Na oportunidade serão divulgados os locais, horários e a documentação necessária para a confecção do Cartão Saúde.

 

MAIS NOTÍCIAS