Carros e Motos


Frio exige cuidados redobrados com o carro

25/07/2013 UOL CARROS

          As baixas temperaturas castigam demais o automóvel. Nesta época do ano, é preciso tomar alguns cuidados redobrados para não ficar na mão  e no frio. Diversos componentes sofrem mais com as baixas temperaturas. Além de estar com a manutenção em dia, é preciso ter ainda mais cautela por conta da neblina, sobretudo nas estradas.

             Engenheiro mecânico e diretor da Chevy Auto Center, Denis Marum esclarece que alguns componentes do carro devem ser checados com maior atenção nesta época. Para começar, é preciso verificar faróis e lanternas, substituindo as lâmpadas – na neblina é essencial ver e ser visto.

            Pneus carecas não combinam com piso úmido. Verifique todos os pneus, inclusive o estepe. Sinais de desgastes irregulares devem ser avaliados pelo mecânico. O alinhamento e o balanceamento ajudam a economizar combustível e a prolongar a vida útil dos pneus. Por melhor que esteja a banda de rodagem, pneus com bolhas na lateral devem ser descartados.

            Se o carro for flex ou a álcool, é importante manter o reservatório de partida frio abastecido com gasolina, facilitando as partidas pela manhã ou mesmo seu desempenho. Esse é, aliás, um capítulo à parte. A dificuldade de ligar o carro abastecido com etanol nas primeiras tentativas, principalmente nas manhãs mais frias, é uma constante.

            Especialistas da NGK, empresa de componentes automotivos, alertam para os cuidados que o motorista deve ter para evitar atrasos ao sair de casa e, sobretudo, agravamento de problemas no motor. Velas de ignição excessivamente desgastadas ou com vida útil ultrapassada podem prejudicar o desempenho do veículo e dificultar a partida após o motor ficar desligado por longos períodos, como em noites com baixas temperaturas, por exemplo.

 

Bateria

            Outro item que deve estar em ordem é a bateria, pois no inverno é mais solicitada. Na maioria delas existe um visor na parte de cima – se estiver verde é porque está em ordem. Mas se estiver preto é um indicador de que algo não vai bem. Caso precise substituir a bateria, peça ao mecânico para verificar se alternador e as correias estão em bom estado.

            Dê partida no veículo com todos os equipamentos elétricos desligados, como rádio, ar-condicionado, entre outros. Ao dar a partida, permaneça pelo menos 15 minutos com o veículo ligado. Este tempo, em média, é suficiente para que o alternador reponha a carga total que a bateria perdeu ao fornecer energia na partida. Evite ligar e desligar o carro durante um congestionamento e não deixe o rádio ligado quando o carro estiver desligado.

 

MAIS NOTÍCIAS