Geral

Novo presídio de Bento Gonçalves é inaugurado

Casa prisional tem capacidade para 420 presos e está localizada no bairro barracao
04/10/2019
Portal Adesso - divulgação

     No mês em que Bento Gonçalves comemora 129 anos, uma das obras mais esperadas pela comunidade foi entregue. Nesta quinta-feira, 3, o governador Eduardo leite, o vice-governador e secretário de Segurança, Ranolfo Vieira Junior, o prefeito Guilherme Pasin, o secretário de Estado da Administração Penitenciária, César Faccioli e o superintendente da Susepe, Cesar da Veiga entregaram a obra que tem capacidade para 420 presos e está localizado no bairro Barracão.

     A obra foi possível através de um modelo inovador apresentado pela Administração Municipal ao Governo do Estado, uma permuta de bens inservíveis por área construída. Por meio deste sistema, a empresa realizou a troca do terreno do atual presídio, no centro da cidade e duas áreas que pertencem ao Estado. Além disso, o Município realizou a doação ao Estado da área de 143,750 mil metros quadrados, onde foi construída a nova casa prisional. O valor investido na obra foi superior a R$ 30 milhões. 

     Desde que assumiu o Poder Executivo Municipal em 2013, o Prefeito Guilherme Pasin buscou junto ao Governo do Estado uma solução para que a solicitação da comunidade fosse atendida, e o presídio não funcionasse mais no centro da cidade.   Durante a solenidade, o prefeito Guilherme Pasin destacou: "Obrigado por confiarem nesse processo. Nós estamos falando de seres humanos, que erraram, e nós como Estado precisamos oportunizar a segunda chance. E nós precisamos dar a oportunidade para que estes voltem a vida social. Aquele presídio que está no centro da cidade pode prestar para absolutamente tudo, menos para um processo de ressocialização. Não é o Município que eu quero, não é o Estado que eu desejo, não é o Brasil que eu imagino para os meus filhos. E é absolutamente por isso que essa obra se justifica, e o meu sentimento de realização não por ter defendido essa bandeira, imprópria para muitos, mas puro e simplesmente por ter cumprido com a nossa condição de lideranças públicas". 

     O Prefeito também anunciou a realização da pavimentação da estrada de ligação ao Presídio. "Essa casa tem vizinhos e nós precisamos dar a eles contrapartidas deste investimento, por isso digo que será realizada a pavimentação do acesso ainda neste ano", ressalta.  Na oporutnidade o Prefeito entregou ao Governador o documento que comprova o que o espaço está apto para ser habitado. O novo espaço proporcionará um ambiente mais digno e com melhores condições estruturais para os servidores, apenados e seus familiares, buscando um tratamento penal adequado. 

     O Governador também agradeceu o empenho do Prefeito. "Obrigado ao prefeito Guilherme Pasin pelo seu empenho e sua parceria em viabilizar essa grande obra do sistema prisional", afirma. A casa prisional contará também com uma Unidade de Saúde em parceria com o Município, onde uma equipe de profissionais do Estado e do Município estarão atuando em casos específicos, como prevenção da tuberculose e de doenças infectocontagiosas.


MAIS NOTÍCIAS