Saúde

Testes rápidos para DSTs serão oferecidos neste sábado em Garibaldi

No mês de combate à Aids, município faz ação voltada à prevenção da doença e demais Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)
13/12/2019
Portal Adesso - Foto: Ana Paula Biondo/Prefeitura de Garibaldi

     Neste sábado (14), testes rápidos para Aids, sífilis e hepatites B e C serão oferecidos em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 7h às 13h. Na última ação realizada, no dia 2 deste mês, na praça Loureiro da Silva, cerca de 80 testes foram aplicados e houve casos positivos em cada uma das doenças. “Isso demonstra que esta é uma realidade presente em Garibaldi e é preciso que os portadores tenham consciência, para poder receber o tratamento adequado e não transmitirem a doença a mais pessoas”, avalia a secretária Simone Agostini de Moraes.

     Os testes rápidos para diagnóstico do HIV e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) são disponibilizados permanentemente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) garibaldenses, sob agendamento.

Realidade em Garibaldi

     No município, atualmente há 90 casos de contaminação por HIV notificados, dentre os quais 83 pacientes recebem acompanhamento no Serviço de Atendimento Especializado (SEA) em Bento Gonçalves, referência para a região. São 45 homens e 38 mulheres, em sua maioria na faixa dos 20 aos 34 anos de idade.

MAIS NOTÍCIAS