Geral

Balada Segura será implantada em Bento Gonçalves

20/03/2014
Imprensa Prefeitura Bento Gonçalves

 

     A Secretaria de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana, irá firmar nos próximos dias uma parceria com o Governo do Estado através do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para a implantação da Operação Balada Segura no município.

     Durante a manhã desta quarta-feira (19), uma reunião de sensibilização foi realizada no Anfiteatro Ivo Da Rolt da Fundação Casa das Artes reunindo representantes de entidades da sociedade civil, Ministério Público, poder legislativo e conselhos comunitários com o objetivo de constituir um Comitê Municipal, que terá a tarefa de desenvolver ações educativas paralelas às blitze de fiscalização.

     De acordo com o secretário municipal de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana, Mauro Moro, a operação virá a somar nas ações de educação e prevenção no trânsito já promovidas pela municipalidade. "Ela é uma operação de fiscalização educativa, baseada em lei estadual. O que queremos é salvar vidas e educar para um melhor comportamento no trânsito evitando a combinação mortal de álcool e direção", destacou.

     A Balada Segura é resultado de uma parceria do Detran, Brigada Militar, Polícia Civil e Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito, com a prefeitura. Consiste em uma ampla ação de mobilização de organismos da sociedade e de autoridades ligadas ao trânsito.

     As ações acontecem através de blitz de fiscalização e educação que, na maioria das vezes , são realizadas nas noites e madrugadas próximo aos locais de grande concentração de jovens, bares e casas noturnas. Iniciada como projeto piloto em Porto Alegre em 2011, a Balada Segura já acontece em mais de 20 municípios. De acordo com a técnica pedagoga da Divisão de Educação do Detran, Rosangela Petenuzzo , o objetivo do órgão é alcançar mais 24 municípios este ano, totalizando 44 municípios até 2015.

     As blitze de fiscalização e as ações paralelas que compõem o programa contribuíram para que o Estado registrasse uma redução de 13% dos acidentes com vítimas fatais nas vias municipais em relação a 2010. Durante a tarde, um encontro de capacitação reúne agentes de trânsito, monitores do departamento de trânsito da Prefeitura e servidores da Brigada Militar.

MAIS NOTÍCIAS