Saúde

Farroupilha registra casos suspeitos de Coronavirus

Moradores teriam voltado recentemente de viagem à Itália e apresentaram sintomas da doença
27/02/2020
Portal Adesso - Foto: Divulgação

     A Serra gaúcha registrou os primeiros casos suspeitos de Coronavirus. Nesta quinta-feira (27) a Secretaria Municipal de Saúde de Farroupilha emitiu nota confirmando que dois possíveis casos da doença são investigados no município. Os casos investigados são de dois homens, ambos com 32 anos, que retornaram de viagem recente à Itália. 

     Eles passaram pelo procedimento padrão estabelecido pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Saúde do Estado, que prevê a coleta de muco, para identificar a presença do vírus na secreção nasal. O material será encaminhado aos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (LACEN) em Porto Alegre/RS. Os pacientes estão bem e encontram-se em isolamento domiciliar.

     O secretário interino de saúde de Farroupilha Davi de Almeida se comprometeu a manter a população informada sobre os resultados dos exames. Na quarta-feira (26), o Ministério da Saúde já havia confirmado o primeiro caso da doença no Brasil. O paciente infectado seria um homem, de 61 anos, morador do Estado de São Paulo e que retornou de viagem à Itália no dia 21 de fevereiro. 

     A Organização Mundial da Saúde (OMS) está realizando pesquisas sobre a transmissão e tratamento da doença, assim como para entender a proporção da epidemia. A OMS recomenda algumas medidas básicas para evitar o contágio e a disseminação dos vírus que atacam o sistema respiratório, como o coronavírus.


Higienize as mãos

Lave suas mãos frequentemente com água e sabão ou com uma solução de álcool em gel. Esfregar as mãos ajuda a eliminar traços do vírus que podem estar presentes em lugares de uso comum.

Mantenha distância social

Mantenha pelo menos um metro de distância de pessoas que apresentam tosse ou espirros constantes. A tosse e o espirro propagam pequenas gotas de secreção e saliva que podem conter vírus. Com a proximidade, a chance de respirar ou ter contato essas gotículas aumenta.

Evite tocar os olhos, o nariz e a boca

Evite coçar, esfregar ou ter qualquer tipo de contato com as mucosas. Essas áreas têm contato direto com a corrente sanguínea e são mais sensíveis à presença de agentes de contaminação. As mãos estão em contato constante com superfícies que podem ser vetores de transmissão de vírus e bactérias. Mantê-las longe das mucosas diminui a chance de ficar doente.

Pratique higiene respiratória

Tenha boas práticas de higiene respiratória. Isso significa cobrir a boca e o nariz com o braço curvado ou com um lenço de tecido ou papel ao tossir e espirrar. Descarte ou higienize o material usado imediatamente. Gotículas de saliva e secreção são vetores do Covid-19. Evitar que outras pessoas entrem em contato com saliva contaminada evita não apenas o coronavírus, mas uma série de doenças respiratórias.

Em caso de febre ou dificuldade respiratória, busque ajuda médica rapidamente

Se os sintomas persistirem e caso haja dificuldade respiratória, busque atenção especializada imediatamente. Apesar de serem sintomas comuns, uma ação rápida pode evitar problemas mais sérios e o desenvolvimento de sintomas mais graves de infecções respiratórias.

Uso de máscaras

Pessoas saudáveis, sem sintomas como febre, tosse ou espirros não precisam usar máscaras. Apenas profissionais de saúde e pessoas que apresentem sintomas parecidos com os do novo coronavírus precisam usar máscaras. A função das máscaras é conter a propagação do vírus em quem já está infectado. A OMS recomenda o uso racional das máscaras.

* Com informações da Agência Brasil 


MAIS NOTÍCIAS