Política

PTB e PDT planejam fusão em Garibaldi

Lideranças dos partidos se reuniram nesta semana para tratar do assunto
06/03/2020
Portal Adesso

     Com a mudança na Lei Eleitoral que impede a coligação nas eleições proporcionais, pequenos partidos estão trabalhando estrategicamente para não perder representatividade. A nova regra, que passará a valer nas eleições de outubro, não permite que dois partidos se unam com o objetivo de conquistar maior número de votos e por consequência maior número de cadeiras no legislativo. 

     Na pratica, pequenos partidos terão dificuldade de eleger um único vereador, pois o coeficiente eleitoral força que a sigla faça mais votos. Isso inibe que partidos com pouca representatividade sejam usados como moeda de troca. 

     Em Garibaldi, nas eleições de 2016, o Partido Trabalhista Brasileiro – PTB e o Partido Democrático Social – PDT se coligaram, e juntos, conseguiram eleger dois vereadores. Com a regra de hoje, possivelmente eles elegeriam um só vereador. 

     Analistas políticos acreditam que para um candidato a vereador se eleger em Garibaldi será necessário cerca de 2.500, sendo assim, precisaria perto de 5 mil votos para eleger dois candidatos. Em uma coligação, duas siglas com muitos candidatos possuem mais chance de obter o resultado do que disputando sozinha. 

     Pensando nisso, os dois partidos de Garibaldi estão correndo atrás do prejuízo e buscando um consenso para que nomes de peso disputem a eleição em uma única sigla. Porém, até agora, ninguém está topando ir para o outro partido. O PTB quer que os membros do PDT venham para o PTB e disputem a eleição e após retornem a filiação ao seu partido de origem. O PDT que que o PDT troque. Duas reuniões já foram feitas para definir a estratégia, mas até agora, não existe consenso. Se as duas disputarem sozinhas, correm o risco de ficarem de fora da legislatura do próximo ano. 

     Garibaldi poderá ter vereadores apenas dos maiores partidos, MDB e PP, que sempre conquistam a maioria dos votos na cidade. 

MAIS NOTÍCIAS