Coronavírus

Farroupilha isola todos os 300 moradores de Vila Jansen

Primeiro paciente confirmado da cidade é de um homem de 37 anos que havia viajado para a Inglaterra
19/03/2020
Spaço FM

     A prefeitura  de Farroupilha, decretou quarentena em Vila Jansen nesta quinta-feira (19).  A medida foi tomada pelo Comitê de Atenção ao Coronavírus em virtude da confirmação de um caso de um homem de 37 anos que voltou da Inglaterra. De acordo com a secretário Interino de Saúde, Davi Almeida o paciente retornou ao Brasil no dia 11 de março e no último sábado, 14, buscou atendimento médico e realizou exames. O resultado foi divulgado desta quarta-feira (18), como positivo e a partir deste fato a prefeitura tomou todas as decisões.  

     O prefeito interino, Pedro Pedrozo, acompanhado do secretário, se manifestou através de uma live no Facebook da prefeitura, explicando sobre as medidas que estão sendo tomadas. A primeira decisão foi a quarentena para todos os moradores de Vila Jansen por sete dias. Durante este período as pessoas que não apresentarem sintomas estão liberadas, caso forem percebidas alterações de saúde os moradores devem permanecer em suas residências por 14 dias. Os moradores também receberam a orientação para que apenas um integrante de cada família saia de casa se precisarem fazer alguma compra. No momento a prefeitura determinou que fique aberto somente o posto de combustíveis e um mercado na localidade.

     Durante a manifestação do gestor, ele frisou por diversas vezes que as pessoas se recolham. “O recado é fiquem em casa”, destacou. Eles também comentaram sobre a questão do transporte público em todo o município e ficou determinado que todos os passes livres sejam cancelados para estudantes, idosos e deficientes. Sobre uma possível prorrogação do pagamento do Iptu, Pedrozo afirmou que a população não deve se preocupar e ficar em filas. De acordo com o prefeito existe a possibilidade de um adiamento de 60 dias para os vencimentos, mas isto será definido até o final da tarde desta quinta.

     Até o momento a prefeitura ainda não decretou quarentena no município e esta preparando o prédio da UPA 24 horas para atendimentos emergenciais de pacientes com coronavírus. As autoridades salientaram que o município conta com cerca de 1,2 mil funcionários da área da saúde que estão sendo convocados e treinados para atuarem diretamente nesta pandemia.

MAIS NOTÍCIAS