Economia

Micro e pequenas empresas terão maior prazo para pagar ICMS

O tributo que seria pago em abril, maio e junho terá vencimento prorrogado para julho, agosto e setembro de 2020
03/04/2020
Portal Adesso - Foto: Divulgação

     Os micro e pequenos empresários do Rio Grande do Sul terão um alívio neste momento de crise. O governo do Estado solicitou ao Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) a prorrogação dos pagamentos relativos ao ICMS de empresas gaúchas. A solicitação foi atendida e a confirmação veio na tarde desta sexta-feira (03).

     Com isso, o ICMS que seria pago em abril, maio e junho terá vencimento prorrogado para julho, agosto e setembro de 2020, respectivamente. O prazo de 90 dias foi autorizado pelo CGSN para Estados e municípios em reunião realizada nesta sexta-feira (3/4), em Brasília. As orientações sobre os procedimentos operacionais a serem adotados pelos contribuintes devem ser divulgadas pela Receita Federal. Esses três meses valem apenas para o ICMS apurado dentro do regime simplificado.

     Também foi deliberado na reunião que Microempreendedores Individuais (MEI) de todo o país terão prazo ampliado para 180 dias para os vencimentos dos tributos. Para os tributos federais incluídos no Simples Nacional, o pagamento já havia sido postergado pelo Comitê por 180 dias em decisão de 18 de março para minimizar os impactos econômicos da pandemia do coronavírus.

MAIS NOTÍCIAS