Coronavírus

Como os dentistas estão se protegendo do vírus

Um dos mais antigos dentistas de Garibaldi, Luiz Antônio Bavaresco, mostrou os cuidados que vem tomando
28/04/2020
Portal Adesso - Foto: Divulgação/Luiz Antonio Bavaresco

     Com a pandemia de Coronavírus, muitos profissionais da saúde, como médicos e enfermeiros, assumiram a linha de frente no combate a doença. Porém dentistas e outros profissionais da área continuam expostos ao coronavírus, mesmo não estando relacionados ao tratamento da Covid-19.

     Segundo o cirurgião-dentista, Luiz Antônio Bavaresco, os riscos de um dentista contrair a doença São grandes. “Quando nós usamos aparelhos com aerossóis, estes espalham gotículas de salivas e sangue o tempo todo. Caso o paciente esteja contaminado, ficamos expostos ao coronavirus, pois saliva é uma forma de transmissão direta da doença”, afirma o dentista.

     Para evitar o contágio, Bavaresco trabalha completamente paramentado. “Eu uso avental cirúrgico, toca, sapatilhas, luvas e máscaras descartáveis e a viseira de acetato. A cada atendimento eu troco todos os utensílios. Além disso, nós temos que seguir protocolos muito rígidos” explica. Essas determinações fazem parte de um informativo divulgado pelo Conselho Regional de Odontologia, que também recomenda cautela e cuidados nas atividades.

     No consultório do dentista se recepciona apenas uma pessoa por vez, evitando aglomerações na sala de espera. “Eu estou atendendo apenas dois pacientes por turno. Segundo a determinação do serviço de saúde, a recepção e as outras salas devem ser sanitizadas constantemente, para garantir a segurança de todos que venham ao consultório”.


MAIS NOTÍCIAS