Geral

Pastores Evangélicos de Quaraí divulgam nota sobre contaminação na Serra e Fronteira

Devido grande repercussão, eles buscam esclarecer fatos ocorridos na cidade de Garibaldi e Quaraí
29/04/2020
Portal Adesso - Foto: reprodução

     Nesta quarta-feira (29), a redação do PORTAL ADESSO, recebeu e mail de pastores evangélicos do município de Quaraí, na Fronteira Oeste gaúcha, no qual estava anexado uma nota oficial sobre o caso de contaminação por coronavírus envolvendo uma integrante da igreja. Conforme o comitê de crise da cidade de Quaraí, a mulher de 57 anos, teria contaminado pelo menos 11 pessoas na fronteira, sendo que a paciente esteve em Garibaldi e aqui pelo menos mais três pessoas também apresentaram sintomas. 

     Na nota, os pastores afirmam que a paciente contaminada não é pastora e citam que estão cumprindo todas as regras estabelecidas nos decretos municipais como isolamento durante os cultos. 

Leia a nota na íntegra:


NOTA DE ESCLARECIMENTOS DOS PASTORES EVANGÉLICOS DE QUARAÍ

    Os Pastores Evangélicos de Quaraí, vem através dessa nota dizer o que segue:

    Quanto ao comentado e noticiado nas redes sociais e na TV, que uma “Pastora” tivesse contaminado várias pessoas, e sem querer entrar no mérito da questão, pois, segundo a própria “pastora” disse em sua rede social que NÃO É PASTORA, mas alguns aproveitando-se da notícia, usaram de má fé e de forma maldosa, e começaram a propagar mentiras, e dizer que as Igrejas de um modo geral estão realizando cultos com os templos lotados e de forma Irresponsável. 

     Por esse motivo, nós os Pastores Evangélicos de Quaraí, nos sentimos na obrigação de esclarecer e desmentir tais comentários, e dizer que Nós os Pastores das Igrejas Evangélicas de Quaraí, que aqui juntamente assinam essa nota, estamos cumprindo com todas as normas estabelecidas no Decreto Municipal n° 21 de 16 de Abril de 2020, conforme estabelece o Artigo 15 que diz:

 “Os Templos religiosos devem evitar a aglomeração de pessoas no local, guardar a distância mínima recomendada, de 2 (mt) lineares entre os frequentadores, limitados a 25% (vinte e cindo por cento) do PPCI e observar as medidas de higienização”. 

     Ainda, orientamos a todas as pessoas do grupo de risco a permanecerem em casa, e participarem de nossos cultos via on-line. E para comprovar que os cultos estão sendo realizados de forma adequada e responsável, na maioria das Igrejas todos os cultos estão sendo filmados e fotografados, mostrando que os “POUCOS” membros que estão presentes, estão usando máscaras e cumprindo o distanciamento de 2 mt. 

    Queremos ainda, reafirmar o nosso compromisso e responsabilidade social nesse momento de pandemia, seguindo todas as orientações recomendadas pela secretaria da saúde do nosso município, e buscaremos cumprir rigorosamente aquilo que porventura for determinado em relação ao combate do COVID-19, esperando que essas eventuais determinações, não venham a atingir de forma discriminatória somente as Igrejas.    

    É notório, que as Igrejas hoje realizam um papel fundamental na sociedade, levando alento as mais diversas pessoas que passam por problemas emocionais, e espirituais, e ainda, atendendo inúmeras famílias que nesse momento de pandemia recorrem as Igrejas para receberem doações de alimentos. Por isso, as Igrejas devem permanecerem com as portas abertas, para eventuais atendimentos urgentes, claro, sempre evitando aglomerações.

     Vale lembrar que a Constituição Federal, no artigo 5º, VI, estipula ser inviolável a liberdade de consciência e de crença, assegurando o livre exercício dos cultos religiosos e garantindo, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e as suas liturgias. Consagrando como direito fundamental. 

    Por fim, encerramos com as palavras do Apóstolo Paulo aos Romanos 8.37 que diz: “Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou”. Cremos que Juntos iremos Vencer toda essa pandemia, conte com nossas orações, estamos todos unidos em orações por nossa cidade, para que Deus nos livre desse mal, pois, cremos em um Deus poderoso, e cremos que sairemos dessa muito em breve, em nome de Jesus. 

Deus abençoe a todos!!!  


O que diz a equipe do PORTAL ADESSO


Nós, jornalistas, produtores e editores do Portal Adesso atuamos buscando levar informações claras, verdadeiras e precisas aos nossos internautas, telespectadores e ouvintes. 

Sempre checamos todas as informações e esta, em especial, partiu de uma autoridade do município de Quaraí, sendo que pessoas que atuam na área da saúde de Garibaldi também confirmaram a mesma história e pediram anonimato para evitar represálias. 

O jornalismo e as notícias produzidas pela nossa equipe não possuem religião, partido político, raça, time ou qualquer outra denominação que não seja a verdade, credibilidade e o interesse social.

Neste momento de pandemia, onde vidas estão em jogo, devemos sempre nos preocupar com o próximo e acatar os decretos estabelecidos pelas autoridades. 

Em nenhum momento nossa reportagem divulgou dados sobre a paciente, muito menos questionou qual religião a mesma pertence, pois vivemos em um Estado Democrático de Direito e respeitamos o credo e as crenças de todos.

Independente de religião e crenças, uma pessoa que contraiu ou disseminou um vírus e que além de correr riscos, esta pessoa também coloca outras pessoas em risco será sempre notícia em nosso portal, e jamais nos furtaremos de alertar e levar informações para a nossa comunidade. 



MAIS NOTÍCIAS