Coronavírus

Garibaldi próximo dos 200 casos positivos para covid-19

Novos testes estão identificando pessoas que conviveram com pacientes infectados e que foram postas em isolamento domiciliar
18/05/2020
Portal Adesso - Foto: Arquivo

     Os números de novos casos de Covid-19 aumentam a cada dia em Garibaldi. No início do mês de maio, no feriado do dia do trabalhador, eram registrados 23 pacientes confirmados com coronavírus e 84 em isolamento domiciliar. Passados 18 dias, o município chega aos 193 casos, com 129 pessoas em isolamento. Contudo, não são todas essas pessoas que estão com covid-19 neste momento.

     O aumento nos casos se deve pela aplicação de testes, adquiridos pela administração municipal, para identificar pessoas que, de alguma forma, conviveram com pacientes infectados e que foram postas em isolamento domiciliar. Segundo a Secretária de Saúde do município, Simone Agostini de Moraes, muitos daqueles em que foram aplicados os novos testes rápidos, são pessoas que já estão curadas. “Os novos casos são resultado da aplicação dos testes para identificar os anticorpos, em pessoas que conviveram com infectados pelo coronavírus. Essas pessoas estavam em isolamento domiciliar, pelo risco de apresentarem a doença. Muitas delas eram assintomáticas ou tiveram apenas sintomas leves”, explica a secretária.

     Analisando os dados, enviados no último boletim epidemiológico de Garibaldi, chega-se ao total de 61 pessoas consideras infectadas neste momento, ou seja, que não passaram pelo período de 14 após confirmação da doença por teste. Os outros 132 casos já são considerados curados.

     Conforme a secretária, o número de casos vai aumentar. “Nós vamos continuar testado as pessoas que tiveram que passar pelo isolamento domiciliar. A aplicação dos testes não necessariamente será feita ao final das duas semanas de quarentena, pode ser que os testes sejam aplicados com mais dias, mas serão feitos, o que pode aumentar o número de casos descobertos e também o de pessoas curadas.

MAIS NOTÍCIAS