Coronavírus

Prefeitura de Bento realiza estudo epidemiológico sobre o Coronavírus

O objetivo é avaliar a evolução da prevalência de infecção por Covid-19 no município, através de testes rápidos que detectam a presença de anticorpos
01/06/2020
Portal Adesso - Foto: Emanuele Nicola

     A prefeitura de Bento Gonçalves está realizando uma pesquisa científica sobre a presença do coronavírus no Município. O estudo busca entender o novo coronavírus, os meios para reduzir a disseminação da doença e soluções para enfrentá-la. Intitulado "Epidemiologia da COVID-19 em Bento Gonçalves", o levantamento foi realizado com cerca de 250 pessoas, trabalhadores do comércio, supermercados, turismo, entre outros que tem contato direto no atendimento populacional. 

     O objetivo é avaliar a evolução da prevalência de infecção por Covid-19 no município, através de testes rápidos que detectam a presença de anticorpos IgM (de infecção mais recente) e IgG (de infecção mais antiga) para o novo coronavírus a partir de amostras de sangue coletadas por punção digital.

     Com os testes rápidos, é possível saber o percentual de pessoas que têm anticorpos contra o novo coronavírus, ou seja, que já entraram em contato com a doença. Os resultados do estudo servirão para fornecer dados mais precisos sobre a doença, traçar estratégias para o combate da pandemia e basear ações e programas de prevenção. "O protocolo para o estudo foi construído pela equipe da Secretaria da Saúde, que fará análise dos dados. E acreditamos que isso será um importante balizador para nossas próximas ações. Pois, saberemos o comportamento do vírus na cidade. São locais específicos e que concentram uma grande quantidade de pessoas", disse o Secretário de Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira.

     A pesquisa estimará o percentual de trabalhadores destes segmentos infectados com o novo coronavírus, determinar o percentual de infecções sem sintomas ou subclínicas, avaliar os sintomas mais comuns, avaliar as comorbidades e possibilitar o desenho de estratégias para abrandar as medidas de isolamento social. Também pode-se avaliar o grau de circulação do vírus da Covid-19, porque grande parte dos casos, em torno de 80 a 85%, tem sintomas leves ou mesmo não apresentam sintomas, embora contribuam para a transmissão da doença.

     "Estamos iniciando mais uma fase do nosso planejamento contra a doença. É muito importante que tenhamos este estudo feito, e estamos no melhor momento para realização desta ação. Com estes dados nas mãos poderemos ter mais embasamento para nossas ações e a segurança que nossa população está segura. Tudo que é feito é pensando em oferecer mais tranquilidade para eles", ressalta o Prefeito Guilherme Pasin.      


MAIS NOTÍCIAS