Geral

Mudança para bandeira laranja só começa na terça-feira

Até lá, municípios da serra permanecem com a bandeira vermelha no distanciamento controlado
20/06/2020
Portal Adesso - Foto: Governo do Estado do RS/divulgação

     O mapa preliminar foi divulgado pelo governador Eduardo Leite em transmissão ao vivo pela internet no fim da tarde deste sábado (20). Conforme os novos ajustes na sistemática do modelo, na segunda-feira (22), o Gabinete de Crise fará nova análise e divulgará à tarde as bandeiras definitivas, que serão vigentes de 23 a 29 de junho.

     Com o avanço da doença, o Rio Grande do Sul apresenta uma predominância de bandeiras laranja e vermelha. Ao todo, 12 das 20 regiões sofreram mudanças nesta rodada. Contudo, segue sem nenhuma bandeira preta (risco altíssimo).

     Na região da Serra que inclui Garibaldi, Carlos Barbosa, Bento Gonçalves e mais 49 municípios a bandeira passou de vermelha para laranja, que significa nível médio de risco de contágio pelo novo coronavírus. A principal mudança é reabertura do comércio de rua com 50% da capacidade de operação. Desde a última segunda-feira, apenas os serviços essenciais podiam funcionar.

     Nesta sexta-feira (19), a Prefeitura de Garibaldi havia ingressado com ação na Justiça para tentar manter as lojas abertas e obteve decisão favorável pelo juiz de Garibaldi por algumas horas. Durante a madrugada deste sábado (20), a liminar foi derrubada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado. 

      Neste domingo (21) e na segunda-feira (22), os municípios da região devem permanecer com a bandeira vermelha e o comércio fechado. A bandeira laranja só passa a valer a partir da próxima terça-feira (23). 

MAIS NOTÍCIAS