Geral

Garibaldi, Carlos Barbosa e Bento voltam a bandeira Vermelha

Anuncio foi feito pelo governo do Estado no início da noite desta sexta-feira (26)
26/06/2020
Portal Adesso - Foto: Governo do Estado do RS/divulgação

     A partir da próxima terça-feira (30), toda a região da serra volta para a bandeira vermelha de distanciamento social, isto significa que o comércio, restaurantes, salões de beleza e outros estabelecimentos deverão novamente fechar. Já as academias passaram a ser consideradas serviços essenciais e por isso, podem abrir. 

     A partir de agora, os prefeitos terão até domingo (28) para argumentar e mostrar ao governo estadual números que comprovem que a Serra tem possibilidade de estar, no mínimo, na bandeira laranja.

     Conforme o governo estadual, a região foi agravada pelos dois indicadores de incidência de novos casos sobre a População, pela mudança da capacidade de atendimento da macrorregião e, assim como as demais regiões covid, pelo impacto da alteração para bandeira vermelha no indicador de capacidade de atendimento mensurada pelo Estado como um todo.

     Outro ponto que agravou a situação da região foi a projeção do número de mortes. Na rodada anterior a Serra estava com bandeira laranja neste item e foi para a preta no apontamento atual. Essa projeção aponta que, a partir do dia 6 de julho, haverá 18 mortes em 14 dias na região.

     Vale ressaltar que se os prefeitos não apresentaram uma boa justificativa, tudo voltará a fechar novamente. Com a decisão do Tribunal de Justiça proferida na semana passada, cassando a liminar de Garibaldi, nenhum outro município deverá entrar na justiça, pois a jurisprudência dá ganho de causa para o Estado.  

MAIS NOTÍCIAS