Geral

Bento Gonçalves celebra 130 anos de emancipação

Município se desmembrou de Montenegro em 11 de outubro de 1880
08/10/2020
Portal Adesso

     Para comemorar o 130º aniversário, a Prefeitura promove uma programação com atividades durante todo o mês. Envolvendo todas as áreas sociais, as atrações abrangem toda comunidade nos setores de saúde, agricultura, turismo, cultura e desenvolvimento, além da entrega de obras de pavimentação basáltica e asfáltica.

     Neste ano devido à pandemia do coronavírus as ações foram modificadas para atender todas as regras do distanciamento controlado e prevenção. A programação iniciou com a realização da 35ª Feira do Livro, que segue até o dia 18 de forma online. No dia 11 a comemoração será marcada com missa na Paróquia Santo Antônio, às 8:30, e depois dois atos simbólicos com público restrito marcam o retorno da Cruzinha para o largo entre a Marechal Deodoro e Assis Brasil, e a La Fontana será reativada.

     Na parte da tarde das 15:30 às 19:30 a Secretaria de Turismo promove o "Música a Domicílio", que irá passar pelas ruas da cidade levando música e muita emoção. O evento tem patrocínio do Restaurante Di Paolo, Credifácil, Caitá, Posto Zambom abastecedora de combustíveis, Verauto- Auto Tradição, Don Laurindo, Pratomil- Restaurantes empresariais, Estrada Velha Restaurante, Via Sul, Lote 20, Giordani Turismo, Inovadora Sistemas, Notícias de Bento e TVCOM. Ação terá transmissão pelas redes sociais.

     O "Música a Domicílio" é idealizado por Soltton em parceria com a produtora On Line Som e Luz. O músico, de 41 anos, mora em Bento Gonçalves desde 1999. O seu projeto de música itinerante pelas ruas vem sendo realizado em várias cidades do Rio Grande do Sul, a exemplo de Porto Alegre, Caxias do Sul, Marau, Guaporé e tantas outras. "É uma forma de homenagearmos os moradores sem que eles precisem sair de suas casas, e ainda possam conferir boa música na tarde do domingo", ressalta o secretário de Turismo, Rodrigo Ferri Parisotto.

     A partir do dia 14 de outubro o Salão Nobre da Prefeitura recebe a exposição dos 80 anos da Biblioteca Pública Castro Alves. Também será realizada a reabertura do Museu do Imigrante ao público, e no fim do mês apresentação da Orquestra de Câmara de Bento Gonçalves.

     A programação encerra no dia 30 de outubro com a realização do Festival de Balonismo. 


MAIS NOTÍCIAS