Geral

Bento Gonçalves: Infovia da Prefeitura já soma 170 km de Fibra Óptica

21/05/2014
Imprensa Prefeitura de Bento Gonçalves

     Cabos de fibra óptica, substituindo fios de cobre para aumentar a velocidade de transmissão de informação digital, já são realidade em Bento Gonçalves. A rede de fibra óptica da Prefeitura Municipal já soma 170 quilômetros. A infovia interliga todos os órgãos, secretarias e escolas do município, possibilita sinal de internet sem fio nas praças e o funcionamento das câmeras de videomonitoramento. "A rede possibilita agilidade para a transmissão de dados, garantindo a qualidade no atendimento prestado à população", comenta o diretor da CTEC, Roberto Carraro.

      A manutenção da infovia é realizada desde dezembro de 2013 por uma empresa sediada no município, vencedora do edital. De acordo com Carraro, o novo contrato representa uma redução de 40% em relação ao anterior. "Em um ano a economia chegará a mais de R$ 100 mil. Somente no contrato mensal a redução é de 26%", comenta.

    Entretanto, o principal fator para a redução dos custos é que o contrato vigente contempla toda a manutenção sem necessidade de pagamentos adicionais. Anteriormente havia custos toda vez que a empresa, sediada em Porto Alegre, era acionada. Além disso, pelo fato da empresa ter sede no município há maior agilidade nos consertos. "Em casos de rompimento da fibra óptica, por exemplo, a solução é imediata. Desta forma os serviços públicos ficam pouco tempo sem conexão", complementa.

 

MAIS NOTÍCIAS