Coronavírus

Começa segunda fase de distribuição de vacinas contra a covid-19

Doses já estão sendo distribuídas aos Estados e nesta semana devem chegar aos municípios
24/01/2021
Agência Brasil

     O Ministério da Saúde começou a distribuição dos 2 milhões de doses da vacina da AstraZeneca/Oxford, produzidas pelo laboratório indiano Serum, neste sábado (23). O primeiro estado contemplado é o Rio de Janeiro. O estado é sede da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), instituição responsável pela checagem de qualidade e segurança, além de rotulagem, com etiquetagem das caixas com informações em português.

     Ainda neste sábado, um carregamento com 132,5 mil doses seguirá para o Amazonas e outras 72,5 mil doses seguirão para o Ceará. Pelo cronograma, os demais estados e o Distrito Federal devem receber as doses da vacina a partir de amanhã (24). Segundo o Ministério da Saúde, 100 milhões de doses da vacina foram encomendadas para serem distribuídas ainda no primeiro semestre deste ano.

     Chegada ao Rio Grande do Sul

     O Ministério da Saúde confirmou o envio de 116 mil vacinas da Oxford/AstraZeneca para o Rio Grande do Sul, com chegada prevista para a manhã deste domingo. Os imunizantes fazem parte das 2 milhões de doses vindas da Índia, e que desembarcaram ao Brasil na noite desta sexta-feira.  O voo G32302 está previsto para pousar no Aeroporto Salgado Filho por volta das 9h30min.

     A partir da chegada ao Rio Grande do Sul, as doses seguem para a Central Estadual de Armazenamento e Distribuição (Ceadi) da Secretaria da Saúde, em Porto Alegre. Elas serão registradas e distribuídas entre as 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs), que enviarão o lote aos municípios, conforme os critérios de ordenamento dos grupos prioritários.

MAIS NOTÍCIAS