Coronavírus

Região vai receber 11 mil doses de vacina nesta segunda-feira

Carregamento chegou ao Estado neste domingo e hoje será enviado para a 5ª Coordenadoria de Saúde em Caxias do Sul
25/01/2021
Portal Adesso - Foto: divulgação

     Conforme previsão do Governo do Estado, a região da Serra vai receber 11 mil novas doses de vacinas contra a covid-19. As unidades integram um lote com 116 mil doses que chegou ao Rio Grande do Sul na manhã deste domingo (24), de avião.  O carregamento importado da Índia é composto por imunizantes desenvolvidos pela Universidade de Oxford e pelo laboratório AstraZeneca, que tem parceria no Brasil com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

     De acordo com a responsável da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Luciana Menegotto, somente a partir desta segunda-feira (25) será possível saber quantas doses cada município da região (chamada de Macro Serra) irá receber. Ela estima que todos os municípios sejam contemplados com alguma quantidade de doses.

     As doses dessa remessa serão direcionadas de acordo com o número estimado de profissionais de saúde de cada localidade. Como ocorreu quando da chegada das 341,8 mil doses da vacina Coronavac, o Estado prepara a logística de distribuição com transporte aéreo e rodoviário.

     Aprovadas para uso emergencial no último domingo (17), as vacinas de Oxford chegaram ao Brasil no fim da tarde de sexta-feira (22), em uma remessa de 2 milhões de doses. Logo após o desembarque, em São Paulo, as doses foram encaminhadas para a Fiocruz, no Rio de Janeiro, onde passaram por uma análise de segurança e processo de etiquetagem. 

MAIS NOTÍCIAS