Geral

Morre na Itália o jornalista Antônio Luiz Piccoli

Fundador do Grupo RSCOM e apaixonado pela Imigração italiana morava em Conegliano onde tinha a Rádio Erreci
17/02/2021
Portal Adesso - Com informações do Portal Leouvê

     Faleceu por volta das 18h desta quarta-feira (17) na Itália, e 14h no Brasil, o jornalista bento-gonçalvense Antônio Luiz Piccoli, de 64 anos. Ele estava internado no Hospice di Vittorio Veneto, hospital que fica localizado a 10 quilômetros de distância da cidade em que vivia, Conegliano, na região do Vêneto. 

     Piccoli não resistiu a um tumor raro que foi diagnosticado a cerca de cinco anos. O câncer atingiu a garganta e havia sido curado, porém, no ano passado, a doença retornou atingindo o braço e uma metástase se espalhou por outros órgãos como o pulmão. 

     Filho de Aquilino e Assunta Piccoli, ele nasceu em 2 de julho de 1956. Formado em jornalismo e Publicidade e Propaganda, Antônio, ao lado do irmão Carlos Piccoli e dos amigos Fernando Rachele e Alfredo Cousandier adquiriram em 1983, 40% das ações da Rádio Difusora e 40% da Rádio Serrana, ambas de Bento Gonçalves. A partir daí iniciava a história da Rede Serrana que hoje é o Grupo RSCOM.

     Sempre envolvido com o rádio, Antônio e os sócios partiram para novas cidades, como Flores da Cunha, Montenegro e Farroupilha, onde está a Rádio VIVA FM, a de maior audiência do grupo. Antônio também foi professor de Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica (PUC) em Porto Alegre, e diretor do Sesc em Bento Gonçalves e Santa Maria.

     Há 15 anos, o grupo recebeu a proposta para adquirir uma rádio na Itália, os fundadores Antônio, Carlos, Fernando e Alfredo, iniciavam uma nova trajetória, desta vez, no continente europeu. Como Fernando Rachele não pôde tomar conta do novo produto por questões burocráticas envolvendo a cidadania italiana, Antônio abraçou a causa e mudou-se para a Itália. Ao lado de Renato Nichetti, Antônio soube encarar mais um desafio na trajetória pessoal e profissional ao conduzir, com maestria, mais uma emissora do grupo de rádios.

     Em 2017, Piccoli recebeu na Itália o jornalista e idealizador do PORTAL ADESSO e ADESSO TV, Daniel Carniel. Juntos, formaram uma grande amizade e ambos tinham o sonho e a vontade de estreitar os laços dos imigrantes italianos da serra com o país dos nossos antepassados. Muitos projetos foram pensados, porém, a pandemia atrapalhou os sonhos. Em 2019, Antônio Piccoli trouxe ao Brasil uma delegação de italianos, oportunidade em que eles estiveram no PORTAL ADESSO e participaram do programa Prato Limpo. 

     Carniel falou sobre o amigo: “Antônio Luiz Piccoli era uma pessoa diferenciada. Educado, parceiro, sempre disposto a auxiliar de alguma forma para que algum projeto se concretizasse. Através dele, firmei um acordo com o canal de televisão italiano Vêneto Globe e temos em nossa grade de programação conteúdo feito pelos italianos. Vai fazer muita falta e uma das fotos que tenho com ele vou emoldurar, pois ele foi uma lenda da comunicação da serra gaúcha. È muito triste saber que ele não estará mais em nosso convivio”.

     Além da esposa Maristela Dalsolio e da filha Giuliana, de 10 anos, Antônio Luis Piccoli deixa os irmãos Carlos, Beatriz e Silvana e a mãe, Dona Assunta. 

     Ainda não há informações sobre os atos fúnebres

Acompanhe a entrevista que Daniel Carniel fez na Itália em 2017 com Antônio Luiz Piccoli







MAIS NOTÍCIAS