Geral

Contêineres de lixo para coleta mecanizada começam a ser instalados em Carlos Barbosa

16/06/2014
Rádio Gaucha Serra

     A população de Carlos Barbosa passará a contar com coleta mecanizada até o fim desta semana. Sessenta pares de contêineres de lixo começaram a ser instalados nesta segunda-feira (16) na área central. O recipiente verde serve para depósito do lixo orgânico e o amarelo, de lixo seletivo. Cada quadra do Centro ganhou um ou dois pares de conteinêres, dependendo do número de habitações e do tamanho da quadra.

     "Agora com essa coleta, o contêiner vai ser virado direto no caminhão. É uma forma melhor de coleta. E é uma mudança importantíssima porque vamos ter um lixo de melhor qualidade, o lixo seco não vai ter contato com a umidade, com a chuva.", diz o secretário de meio ambiente de Carlos Barbosa, Rudimar Cini.

     As antigas lixeiras do Centro serão retiradas pela prefeitura. Com a coleta mecânica, a população não poderá mais deixar lixo nas calçadas, porque ele não será recolhido. A Navegantes Limpeza Urbana, vencedora de licitação, disponibilizou os equipamentos e será responsável pela manutenção e limpeza dos contêineres. O contrato prevê um custo de R$ 20,4 mil mensais. A coleta continuará sendo feita pela empresa que já executa o trabalho na cidade, a Biasotto.

     Nos próximos dois anos, o sistema mecanizado será estendido a bairros de Carlos Barbosa, com a implantação de 100 novos contêineres. Atualmente, são recolhidos na cidade sete mil quilos de lixo orgânico e cinco mil quilos de material reciclável.

MAIS NOTÍCIAS